Porque Pintamos a Cidade?

Uma abordagem etnográfica do graffiti urbano

de Ricardo Campos

editor: Fim de Século Edições, maio de 2010
VENDA O SEU LIVRO i
O graffiti contemporâneo é um fenómeno tipicamente urbano. Ao percorrermos diferentes cidades somos permanentemente surpreendidos por signos enigmáticos e personagens coloridas que nos espreitam dos lugares mais inusitados. Certamente já muitos se interrogaram sobre o seu sentido e o seu propósito. Este livro pretende responder a estas questões. Baseado numa investigação realizada recentemente, procura compreender as práticas, motivações e representações dos jovens que pintam as nossas cidades. Ricardo Marnoto de Oliveira Campos, doutorado em Antropologia, é actualmente investigador no Laboratório de Antropologia Visual do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (Universidade Aberta). Tem desenvolvido investigação em torno das culturas juvenis, do graffiti e do uso da imagem em ciências sociais, tendo diversos artigos publicados sobre a temática.

Porque Pintamos a Cidade?

Uma abordagem etnográfica do graffiti urbano

de Ricardo Campos

ISBN: 9789727542710
Editor: Fim de Século Edições
Ano: 2010
Idioma: Português
Dimensões: 154 x 233 x 25 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 336
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Antropologia
EAN: 9789727542710
e e e e e

Porque Pintamos a Cidade?

Ana Sofia

Livro muito interessante, que nos mostra uma visão sobre o graffiti e a cultura urbana juvenil que normalmente não nos é mostrada: a dos próprios autores desta arte, através de uma série de entrevistas e numa análise antropológica ao graffiti. Para além disso Ricardo Campos mostra-nos o porquê de indivíduos terem a necessidade de pintar a cidade e as alterações que o graffiti pode trazer à cidade quer a nível de imagem, quer a nível social, numa "viagem" desde os primórdios desta arte até ao tempo presente.

Ricardo Campos

Doutorado em Antropologia Visual. É investigador principal no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (CICS. NOVA). Tem investigado sobre arte urbana, cultura visual, media digitais e culturas juvenis. Coordenou os projetos «Artcitizenship – Young people and the arts of citizenship: activism, participatory culture and creative practices» (2019 2022), «TransUrbArts – Emergent Urban Arts is Lisbon and São Paulo» (2016 2020), ambos com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia/Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (FCT/MCTES).

(ver mais)
Rocco
16,43€ 10% CARTÃO
portes grátis
Imprensa de Ciências Sociais
21,00€ 10% CARTÃO
portes grátis