Populismo
A revolta contra a Democracia Liberal
de Roger Eatwell e Matthew Goodwin
Sobre
o LivroO que está por detrás do crescimento do populismo no Ocidente?
Quem apoia estes movimentos?
E como é que vão transformar a política nos próximos anos?
Por todo o Ocidente há um número crescente de pessoas que se sentem excluídas da política tradicional e se mostram cada vez mais hostis com as minorias, os imigrantes e a economia neoliberal. Muitos destes votantes estão a voltar-se para movimentos populistas, que começaram a transformar a face das democracias liberais ocidentais, dos Estados Unidos a França, da Aústria ao Reino Unido.
Dizem-nos que esta mudança radical é o último grito desesperado de um eleitorado envelhecido e à beira da extinção. Que os seus líderes são fascistas e as suas políticas antidemocráticas. Mas esta versão simplista dos acontecimentos está longe da verdade.
Escrito por dois dos maiores especialistas em fascismo e populismo, esta obra resulta de uma profunda investigação e é o guia definitivo para compreender a transformação da nossa paisagem política. Desafiando o senso comum, Eatwell e Goodwin apresentam argumentos convincentes para um compromisso sério com os apoiantes e as ideias do populismo nacional - até porque esta é uma tendência que não será travada tão cedo.
Livro do ano para o Sunday Times
Os autores apresentam-nos uma versão completamente diferente do que estamos habituados a ler sobre o fenómeno do populismo. É verdadeiramente "refrescante" ler este livro, pois não se limita a demonizar indiscriminadamente os eleitores dos partidos populistas, procurando antes justificar detalhadamente o porquê de cada vez mais pessoas estarem a virar o seu apoio para movimentos mais radicais. É elucidativo e a leitura faz-nos perceber que o que está verdadeiramente a acontecer é algo expectável com o estado da política actual (partidos tradicionais) e do sentimento de falta de representação que os cidadãos sentem exponencialmente nos seus supostos representantes políticos.