Políticas da Amizade

de Jacques Derrida
editor: Campo das Letras, abril de 2003
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO
"… Porque a democracia resta por vir, tal é a sua essência na medida em que ela resta: não apenas ela restará indefinidamente perfectível, logo sempre insuficiente e futura mas, pertencendo ao tempo da promessa, restará sempre, em cada um dos seus tempos futuros, por vir [à venir]: mesmo quando há democracia, esta não existe nunca, não está nunca presente, permanecendo o tema de um conceito não apresentável. Será possível abrir ao "vem" de uma certa democracia que não seja mais um insulto à amizade que tentámos pensar para além do esquema homo-fraternal e falologocêntrico? Quando estaremos nós prontos para uma experiência da liberdade e da igualdade que faça a prova respeitosa desta amizade, e que seja finalmente justa, justa para além do direito, quer dizer, à medida da sua desmesura? Ó meus amigos democratas…"

Políticas da Amizade

de Jacques Derrida

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726107354
Editor: Campo das Letras
Data de Lançamento: abril de 2003
Idioma: Português
Dimensões: 156 x 240 x 23 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 384
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Filosofia
EAN: 9789726107354
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

SOBRE O AUTOR

Jacques Derrida

Jacques Derrida (1930-2004) é o filósofo da Desconstrução – talvez o mais radical, justo e inventivo dos idiomas filosóficos: justíssimas nos parecem por isso as palavras que Dominique de Villepin lhe endereçou, a 25 de maio de 2003, na Universidade hebraica de Jerusalém, aquando da sua receção de um Doutoramento honoris causa: «Jacques Derrida, o senhor volta a dar densidade às palavras mais fortes e mais simples da Humanidade [...] O senhor está na primeira fila daqueles que abriram a via de um pensamento novo. [...] A "Desconstrução" é a démarche atenta, escrupulosa, de um pensamento que se forma à prova do seu objeto. Démarche eminentemente criativa e libertadora. Desfazer, sem nunca destruir, para ir mais longe. [...] O senhor situa-se na linha dos intelectuais da honra, ciosos de universal, no caminho aberto por Voltaire, Bernanos, Zola ou Sartre.»
Autor de uma obra imensa, para além da sua docência, primeiro na Sorbonne, de 1960 a 1964, depois na École Normale Supérieure de Paris, de 1964 a 1984, e na École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, de 1984 a 2003, Derrida também desenvolveu uma intensa atividade docente um pouco por todo o mundo, tendo sido Professor convidado de várias universidades [nomeadamente, Berlim, San Sebastian, John Hopkins, Yale, Cornell, New York University, New School for Social Research, UC Irvine, Cardozo Scholl of Law, ...] e tendo também herdado a cátedra de Hans-Georg Gadamer na Universidade de Heidelberg. Doutor Honoris Causa por mais de duas dezenas de universidades, incluindo pela Universidade de Coimbra, em novembro de 2003.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

Imagem da capa de "O Gosto do Segredo"

O Gosto do Segredo

10%
Fim de Século Edições
19,00€ 10% CARTÃO