Percursos da Luta de Libertação Nacional

Viagem ao Interior do MPLA. Memórias Pessoais

de Hugo Azancot de Menezes
Editor: Nova Vega, julho de 2017 ‧
22,26€
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
Venda o seu livro
Com organização, preâmbulo e notas do historiador Carlos Pacheco, este livro reúne um conjunto de textos escritos por Hugo Azancot de Menezes que ilustram o que foi a luta de libertação angolana contra o jugo colonial. Este seu testemunho abrange momentos da história tão marcantes como o da organização do Movimento de Libertação dos Territórios Africanos Sob Domínio Português (MLTADP), constituído por refugiados políticos da Guiné-Bissau e de cujo Bureau directivo fez parte, a fundação do MPLA, na Tunísia, em que participou activamente acabando por integrar o quadro de militantes com o estatuto de membro do Comité Director, e, já nos anos 70, o período conturbado que se seguiu à independência de Angola, que, devido ao fraccionismo, culminou nos trágicos acontecimentos do 27 de Maio de 1977. São muitas as histórias, algumas jamais narradas por outros intervenientes, que surpreendem e chocam neste livro.

Percursos da Luta de Libertação Nacional

Viagem ao Interior do MPLA. Memórias Pessoais

de Hugo Azancot de Menezes

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897500671
Editor: Nova Vega
Data de Lançamento: julho de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 172 x 240 x 24 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 312
Tipo de produto: Livro
Coleção: O Facto e a Verdade
Classificação Temática: Livros em Português > História > História da África
Livros em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos
EAN: 9789897500671

SOBRE O AUTOR

Hugo Azancot de Menezes

Hugo José Azancot de Menezes nasceu em São Tomé e Príncipe a 2 de Fevereiro de 1928 e viveu a infância em Angola. Após a sua formatura em Lisboa expatriou-se em Londres onde selou boas relações pessoais com distintos dirigentes do Committee of African Organisations. Estabeleceu-se na Guiné Conacri em 1959 e ali ajudou a organizar o Movimento de Libertação dos Territórios Africanos Sob Domínio Português (MLTADP). Do mesmo modo ajudou a criar as condições necessárias à instalação da FRAIN (ex-MAC) em Conacri.

Em Tunes contribuiu para a fundação do MPLA e integrou o seu quadro de militantes com o estatuto de membro do Comité Diretor. Em 1968 Agostinho Neto ofereceu-lhe o posto de responsável dos Serviços de Assistência Médica na II Região Político-Militar (Cabinda). Ao fim de quatro anos renunciou ao cargo e acolheu-se à proteção do PNUD em Brazzaville. Em 1974 aderiu ao grupo de contestação interna do MPLA, denominado Revolta Ativa, que criticava o génio imperioso e auto-crático de Neto na condução do Movimento. Depois da independência de Angola requereu o vínculo de cidadania ao novo Estado e aceitou dirigir o Hospital Central de Luanda. Faleceu a 1 de Maio de 2000 em Portugal.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU