Pão das Mulheres

de Mouette Barboff

editor: Âncora Editora, fevereiro de 2017
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Suportado por intenso trabalho de campo realizado pela autora, Mouette Barboff, ao longo dos anos 1980 e 1990, Pão das Mulheres é um verdadeiro repositório de práticas, técnicas e costumes que envolvem o cultivo e a colheita de cereais, a moagem do grão, a amassadura, a tendedura, a cozedura e o consumo do pão doméstico, de trigo, de centeio, de mistura e de milho.

É também, e talvez principalmente, um documento sobre o contexto social e o espírito de solidariedade, sobre crenças e rituais de fecundidade usados nas referidas operações, e registados em quatro comunidades localizadas em três zonas distintas: no Alentejo, numa cooperativa perto de Santiago do Cacém; Sabugueiro, no contraforte norte da serra da Estrela; Castro Laboreiro e Soajo, no Alto Minho.

Pão das Mulheres é uma obra ímpar sobre o pão caseiro em Portugal, que pretende contribuir para a valorização das mulheres do campo e da cultura do pão do nosso País.

Pão das Mulheres

de Mouette Barboff

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727805884
Editor: Âncora Editora
Data de Lançamento: fevereiro de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 226 x 24 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 480
Tipo de produto: Livro
Coleção: Raízes
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789727805884
Mouette Barboff

Mouette Barboff é doutorada em Etnologia-Antropologia Social, pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, presidente da associação científica L'Europe, Civilisation du Pain, durante dez anos, e fundadora e administradora do site online Les Civilisations du Pain, que pertence à Fondation Maison des Sciences de I'Homme, de Paris.

Apaixonada pelo tema do pão, é considerada uma especialista neste domínio em Portugal, em França e em vários países europeus. As suas investigações sobre o ciclo do pão caseiro em Portugal deram origem à tese de doutoramento que submeteu à L'École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris e conduziram a inúmeras exposições e filmes documentais, à publicação de diversas obras, entre as quais se destacam Terra Mãe Terra Pão, título do catálogo da exposição realizada no Seixal, entre 1995-1996 e ao livro homónimo, Âncora Editora, Lisboa, 2005, Pains d'hier et d'aujourd'hui, Éditions Hoebeke, Paris, 2006, a que foi atribuído o primeiro prémio de Gourmand Awards 2007, O pão em Portugal, o livro que cheira a pão, Inapa, Lisboa, 2008, considerado um dos melhores livros de gastronomia em Portugal, A tradição do pão em Portugal, CTT, Lisboa, 2011, que lhe valeu igualmente o primeiro prémio de Gourmand Awards 2012. Participou no Diccionnaire universel du pain, Éditions Robert Laffont, Paris, 2010.

(ver mais)
O Ciclo do Pão Alvo

O Ciclo do Pão Alvo

Edições Vieira da Silva
12,00€