10% de desconto

Palco de Textos II

Manuel, Seis Vezes Pensei em Ti | Missa Terra Lavrada | O Quadrado | Morte ou Vida do Poeta | 1 Quixote

de Álamo Oliveira
Editor: Companhia das Ilhas, junho de 2021 ‧
15,00€
10% DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
Integrado na edição das Obras Completas de Álamo Oliveira, este segundo volume de textos para o palco inclui as peças Manuel, Seis Vezes Pensei em Ti, Missa Terra Lavrada, O Quadrado, Morte ou Vida do Poeta e 1 Quixote.

Esta última, foi recebida assim pelo jornalista João Dias Afonso, aquando da realização do espectáculo com esse texto:

«Talvez valha a pena transmitir antes de mais nada a quem assistiu ao espectáculo que 1 Quixote foi obtido colectivamente, isto é: estudou-se em conjunto (e desde o início) uma ideia tão informe quanto difusa na sua antevisão. Indo e prosseguindo, chegou-se ao ponto do que Espetrus apresentou em nível de sucesso; e de sucesso capaz de satisfazera a várias e por vezes urgentes questões e de a todos habilitar com respostas senão afinadamente certas em extensão pelo menos capazes de uma boa aceitação repassada de louvor, sublinhada de admiração e provocando a entrega justificada de aplausos, por razões acumuladas, a quem os grangeava.»

Palco de Textos II

Manuel, Seis Vezes Pensei em Ti | Missa Terra Lavrada | O Quadrado | Morte ou Vida do Poeta | 1 Quixote

de Álamo Oliveira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789899007420
Editor: Companhia das Ilhas
Data de Lançamento: junho de 2021
Idioma: Português
Dimensões: 141 x 219 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 210
Tipo de produto: Livro
Coleção: Obras de Álamo Oliveira
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Teatro (Obra)
EAN: 9789899007420

SOBRE O AUTOR

Álamo Oliveira

Álamo Oliveira nasceu na Freguesia do Raminho – Terceira, Açores –, em maio de 1945.
Fez o Curso de Filosofia no Seminário de Angra e o serviço militar na Guiné-Bissau (1967/69). Foi catalogador na Biblioteca Pública e Arquivo de Angra (1970/71); Funcionário Administrativo no Departamento Regional de Estudos e Planeamento. Em 1982, foi transferido para a Direção Regional da Cultura e, após a aposentação, foi convidado a colaborar, até 2010, na Direção Regional das Comunidades.

É sócio-fundador do Alpendre-grupo de teatro (1976), onde foi diretor artístico e encenador.
Tem cerca de 40 livros com poesia, romance, conto, teatro e ensaio. Está representado em mais de uma dezena de antologias de poesia e de ficção narrativa.
O seu romance Até Hoje Memórias de Cão, em 3ª edição, recebeu, em 1985, o prémio Maré Viva, da Câmara Municipal do Seixal. Em 1999, recebeu o prémio Almeida Garrett/Teatro com a peça A Solidão da Casa do Regalo.

Tem poesia e prosa traduzidas para inglês, francês, espanhol, italiano, esloveno e croata. O seu romance Já Não Gosto de Chocolates está traduzido e publicado em inglês e em japonês. Em abril de 2002, o Portuguese Studies Program, da Universidade da Califórnia em Berkeley, convidou-o, na qualidade de escritor do semestre, para lecionar a sua própria obra aos estudantes de Língua Portuguesa, sendo o primeiro português a receber tal distinção.

Com algumas incursões na área das artes plásticas (exposições individuais e coletivas em Angra, Ponta Delgada, Lisboa, Porto e Guiné-Bissau, nas décadas de 60 a 80), criou mais de uma centena de capas para livros.

Em 2010, foram-lhe conferidas as seguintes distinções: Insígnia Autonómica de Reconhecimento do Governo Regional dos Açores e Grau de Comendador da Ordem de Mérito da Presidência da República.
A Companhia das Ilhas iniciou em 2017 a publicação da sua obra de ficção, teatro e poesia. Até à data (novembro de 2020) estão publicados 9 volumes.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU