Os Últimos Presos do Estado Novo

Tortura e desespero nas vésperas da revolução

de Joana Pereira Bastos

Livro eBook
editor: Oficina do Livro, abril de 2013
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Depois de uma curta «Primavera Marcelista», o País assistiu a uma escalada da violência contra todos os portugueses que enfrentavam a ditadura. Entre 1973 e 1974, mais de 500 pessoas, pertencentes a vários movimentos políticos e oriundas de diferentes classes sociais, foram presas e violentados pela PIDE.

No forte de Caxias, muitas eram sujeitas às mais sofisticadas e brutais formas de tortura, ensinadas através de um manual entregue pela CIA à polícia política portuguesa, enquanto lá fora se preparava a revolução de 25 de Abril.

Depois de meses de sofrimento, os homens e mulheres detidos em Caxias enfrentaram momentos de angústia e incerteza quando souberam que houvera um golpe militar - seria um golpe da esquerda ou, tal como acontecera no Chile, da direita mais radical? Atrás das grades, os prisioneiros enfrentaram essa dúvida durante horas a fio. Sofrendo até ao fim, os últimos presos políticos do Estado Novo só conheceram a liberdade na madrugada de 27 de Abril de 1974 - dois dias depois da revolução que pôs termo a 48 anos de ditadura.

Os Últimos Presos do Estado Novo

Tortura e desespero nas vésperas da revolução

de Joana Pereira Bastos

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897410451
Editor: Oficina do Livro
Data de Lançamento: abril de 2013
Idioma: Português
Dimensões: 156 x 234 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 180
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789897410451
e e e e E

nínguem era verdadeiramente livre...

Natalina

Uma época muito difícil que o nosso país atravessou. As pessoas não tinham o direito de fazer nada, não eram livres (pensamentos). Porém é uma época que deve ser sempre lembrada, e com testemunhos reais é mais marcante... conseguimos perceber melhor o horror que se vivia naqueles tempos...não podemos esquecer o que os nossos antepassados próximos sofreram... muito bom

e e e e e

Os últimos prisioneiros do fascismo português

PG

Muito bom ! Não se deve esquecer o que se passou naqueles tempos conturbados da ditadura fascista portuguesa, de 48 anos. Façam mais livros destes.

Joana Pereira Bastos

Joana Pereira Bastos nasceu em Lisboa em janeiro de 1980. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, estagiou no jornal Público em 2002 e iniciou a carreira na Agência Lusa, onde trabalhou ao longo de seis anos. É atualmente jornalista do semanário Expresso desde 2009. Os Últimos Presos do Estado Novo é o seu primeiro livro.

(ver mais)
A PIDE e os Seus Informadores

A PIDE e os Seus Informadores

10%
Palimage
16,00€ 10% CARTÃO
portes grátis
Vítimas de Salazar - Edição Especial

Vítimas de Salazar - Edição Especial

10%
A Esfera dos Livros
24,00€ 10% CARTÃO
portes grátis