10% de desconto

Os Tamboreiros da Ilha das Montanhas

Música e sociabilidade no Colé Son Jon de Porto Novo

de Alcides José Delgado Lopes

editor: Livraria Pedro Cardoso, setembro de 2017
Os tamboreiros da Ilha das Montanhas apresenta ao leitor uma pincelada breve, ou poderemos dizer, um toque na superfície de uma das maiores e mais intensas manifestações culturais do arquipélago: o Colá Son Jon de Porto Novo.

Neste livro, o autor leva-nos numa viagem, na qual navegamos entre os locais e os momentos da festa que acontece todos os anos durante o mês de junho, na cidade de Porto Novo.

Para além de uma análise sobre a música dos tambores, na qual dialoga com etnomusicólogos que estudaram as rítmicas africanas, com especial destaque para o etnomusicólogo ganense Willie Anku, o etnomusicólogo nativo, também acompanha de perto as transformações profundas que esta festa tem atravessado nos últimos tempos.

Os Tamboreiros da Ilha das Montanhas

Música e sociabilidade no Colé Son Jon de Porto Novo

de Alcides José Delgado Lopes

Propriedade Descrição
ISBN: 9789899987036
Editor: Livraria Pedro Cardoso
Data de Lançamento: setembro de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 159 x 234 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 160
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
EAN: 9789899987036
Alcides José Delgado Lopes

Alcides Lopes é natural de Porto Novo – Ilha de Santo Antão, Cabo Verde. Licenciado em música pela Universidade Federal de Pernambuco (2006).
Foi professor na escola de música Simbôa, no Palácio de Cultura Ildo Lobo (2010-2011).
Trabalhou na Casa da Música da Uni-CV (2011-2012), quando publicou Educação Musical em Cabo Verde pela Revista Portuguesa de Educação Artística em 2012.
É mestre em Antropologia pela UFPE (2015), e atualmente é doutorando em Antropologia na mesma instituição.

Em 2015 publicou uma resenha sobre a obra Quando a tristeza é bela: o sofrimento e a constituição do social e da verdade entre os Ave de Jesus – Juazeiro do Norte – CE, de Roberta Campos, na Revista de Estudos e investigação Antropológicas (REIA).
Em 2016, na mesma revista publicou O crioulo de Cabo Verde e a música popular: processos semióticos na construção e preservação da identidade social em dimensões transnacionais globalizantes.
Em 2017, além de participar de mais uma edição do Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (VIII ENABET 2017) no Rio de Janeiro, publicou uma resenha sobre a edição em português da obra de A. Seeger, Por que cantam os Kisêdjê, na Revista da associação, Música e Cultura.
Mais recentemente voltou a publicar na revista do programa (REIA), o artigo intitulado Os nossos brancos': Arte vocal e socialização Kisêdjê. Alcides tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em música e Documentários etnográficos. Seu campo de pesquisa é Etnomusicologia.

(ver mais)
Boa Vista

Boa Vista

10%
Livraria Pedro Cardoso
28,00€ 10% CARTÃO
portes grátis
Antologia do Negro Brasileiro

Antologia do Negro Brasileiro

10%
Agir
24,38€ 10% CARTÃO
portes grátis