Os Privilegiados Livro
Como os políticos e ex-políticos gerem interesses, movem influências e beneficiam de direitos adquiridos
de Gustavo Sampaio
Sobre
o LivroDos 230 deputados à Assembleia da República, 117 estão em regime de part-time, acumulando as funções parlamentares com outras atividades profissionais no setor privado. Advogados, juristas, médicos, engenheiros, consultores, empresários, etc. Em diversos casos, prestando serviços remunerados a empresas que operam em setores de atividade fiscalizados por comissões parlamentares que os mesmos deputados integram. Ao que se acrescem as ligações a empresas (cargos de administração, participações acionistas, serviços de consultoria, etc.) que beneficiam de iniciativas legislativas, subsídios públicos ou contratos adjudicados por entidades públicas visando a execução de obras, o fornecimento de produtos ou a prestação de serviços. Conflitos de interesses? Dezenas de exemplos concretos são apresentados nas páginas deste livro. Dos corredores do poder político para as salas de reunião dos conselhos de administração, e demais órgãos sociais, das maiores empresas portuguesas, com ou sem período de nojo. Um fluxo recorrente entre cargos públicos e privados. Das 20 empresas cotadas no índice PSI 20, por exemplo, 16 contam com ex-políticos em cargos de administração. Por vezes são ex-governantes que decidiram sobre matérias que implicam as empresas para as quais vão depois trabalhar, ou até administrar. Sabia que as subvenções vitalícias dos políticos foram criadas numa altura em que Portugal estava sob assistência financeira do FMI? Que foram alvo de um veto presidencial? Que duplicam de valor quando o beneficiário alcança os 60 anos de idade? Que apesar de terem sido revogadas há 8 anos, o número de beneficiários continua a aumentar? Que a identidade dos beneficiários passou a ser secreta? Ou que há políticos que a requereram com idade inferior a 50 anos? Pedro Passos Coelho prometeu que iria fazer nomeações com base no mérito e não nas ligações partidárias. Apesar da maior transparência, as 142 nomeações com ligações partidárias para altos cargos dirigentes na Administração Pública, identificadas neste livro, demonstram que os boys continuam a ser favorecidos. O jornalista Gustavo Sampaio traz-nos um livro revelador, onde depois de uma exaustiva e rigorosa pesquisa, apresenta-nos as zonas cinzentas entre o interesse público e privado, e faz as ligações que nos permitem perceber como políticas e ex-políticos gerem interesses, movem influências e beneficiam de direitos adquiridos.
Leitura obrigatória para os que querem entender as teias por trás do poder político e económico em Portugal. Um livro corajoso que expõe sem rodeios os conflitos de interesses e as "portas-giratórias" a que, infelizmente, a imprensa portuguesa não dá a importância devida.
Excelente ferramenta para saber o que representa e proporciona o nosso voto nas urnas.
O livro está bastante esclarecedor sobre as ligações existentes entre a política e a economia, e acima de tudo das ligações pessoais por detrás do poder do Estado.
Os doutores deste país com as mãos ensanguentadas de o esventrar. Excelente livro.
É o retrato vivo de um país governado e explorado por uma cáfila de personalidades sem ética e sem cultura cívica e sem respeito pelos seus concidadãos.
Um bom livro! Esclarecedor e atento à vida política à portuguesa. Aquela que se caracteriza pelas piores razões: compadrio, promiscuidade e ligações ambíguas e pouco ou nada dignificantes.
Em certos momentos apetece parar de ler "Os Privilegiados" para, ainda que em esforço depois deste livro e das tantas e tantas notícias dos media sobre assuntos similares, continuarmos a acreditar na Democracia portuguesa. Para ler, sublinhar e conferir. Muito bom!
A sucessão de interligações e promiscuidades é assombrosa, fazemos ideia do que se passa mas só lendo a descrição detalhada dos casos é que ganhamos a noção de como este país tem sido governado. Um bom trabalho.
Muito bom livro para se ter uma panorâmica das ligações entre o Poder Político e as empresas