10% de desconto

Os Partidos Políticos e o Recrutamento do Pessoal Dirigente em Portugal

de Miguel Coelho
editor: Europress, maio de 2014
20,00€
10% DE DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
PORTES GRÁTIS
VENDA O SEU LIVRO
A Lei de Ferro dos partidos políticos, apresentada no início do século XX por Robert Michels, assenta no princípio da emergência, nos partidos de massa, de uma profissionalização dos seus dirigentes e quadros da qual resultou uma oligarquia que se movimenta por um interesse específico e que capturou os mecanismos da sua própria eleição e sucessão. A consolidação desta classe dirigente, inamovível e manipuladora, segundo Michels, poderá, hoje em dia, com a tendência para a transformação dos partidos de massas em partidos "catch all" e posterior surgimento dos partidos cartel, constituir um dos fatores que contribuem para a crise das democracias representativas numa sociedade marcada pelo acesso global à informação, indutora junto dos cidadãos de vontade de partilha e participação nos mecanismos de decisão política.
Em Portugal, os dois principais partidos do poder, PPD/PSD e PS, poderão constituír um exemplo destas progressiva evolução de partidos de massas, verificando-se, por consequência, a consolidação no seu interior de diversas correntes de influência, a que correspondem diferentes formas de funcionamento interno, enquadráveis nas diferentes propostas tipológicas de partidos.
Compreender como se relacionam entre si e se, designadamente, no que respeita ao processo de renovação e revezamento das lideranças nacionais, a Lei de Ferro dos partidos políticos condiciona esse processo, é a questão de partida para a qual se procura obter uma resposta. Em caso afirmativo, vai-se procurar apurar qual o padrão de revezamento que tem predominado, tentando estabelecer qual o tipo interno de partido que tem prevalecido sobre os restantes.
Uma outra questão que se procura investigar é a problemática das eleições diretas internas nos dois partidos - método introduzido com o propósito de aprofundar o debate e participação eleitoral interna - respondendo à questão de se saber se estas eleições diretas, efetivamente corresponderam aos objetivos para que foram introduzidas.

Os Partidos Políticos e o Recrutamento do Pessoal Dirigente em Portugal

de Miguel Coelho

Propriedade Descrição
ISBN: 9789725593363
Editor: Europress
Data de Lançamento: maio de 2014
Idioma: Português
Dimensões: 157 x 240 x 22 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 372
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Política > Política em Geral
EAN: 9789725593363

Um assunto pouco estudado

Micael Sousa

Para quem queira compreender o funcionalismo público e as relações de poder com os partidos políticos tem aqui uma obra única para abordar um tema pouco comum.

SOBRE O AUTOR

Miguel Coelho

Miguel Coelho nasceu em 1952. É doutorado em ciência política pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e professor da cadeira "Partidos Políticos e Sistemas Eleitorais", nesta Universidade. Militante do Partido Socialista desde 1976, foi eleito deputado à Assembleia da República entre 1995 e 2019. No seu percurso parlamentar destaca-se o exercício da presidência da Comissão Parlamentar de Equipamento social na VOIII Legislatura, o desempenho como Vice-secretário da Mesa da Assembleia da República na IX, X, XI Legislaturas e a presidência da Delegação Portuguesa à Assembleia parlamentar da CPLP na X e XI Legislaturas. Foi dirigente nacional do Partido Socialista e presidente da Comissão Política Concelhia de Lisboa. Coautor do livro O socialismo e o PS em Portugal e o autor do livro Os Partidos Políticos e o recrutamento do pessoal dirigente em Portugal, O caso do PS e do PPD/PSD. O pensamento de Miguel Coelho demonstra como a ação política pode passar pelo filtro do trabalho da razão crítica e, assim, ascender, da opinião comprometida com uma conceção do mundo e da vida, ao conhecimento, com fidelidade aos valores fundamentais do legado da democracia pluralista e da sociedade aberta.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU