10% de desconto

Os Outros da Colonização

Ensaios sobre o Colonialismo Tardio em Moçambique

de Cláudia Castelo

editor: Imprensa de Ciências Sociais, outubro de 2012
VENDA O SEU LIVRO i
Um problema e um período, tais são os eixos que organizam esta colectânea. O problema diz respeito ao acúmulo de conhecimento sobre o colonialismo europeu na África que nos distancia da redutora oposição coloniza-dores/colonizados, que percorreu parte considerável da bibliografia. Os outros que aquele binómio esconde ou exclui foram presença constante em situação colonial. Uma nova cronologia da presença colonial europeia no continente africano é uma exigência historiográfica. Se durante muito tempo se discutiu quando teve início o «novo colonialismo», cabe agora responder quando alcançou o seu fim - e as datas das independências políticas, se são significativas, não são inteiramente satisfatórias. Em Moçambique o colonialismo tardio é um período muito dinâmico, produ-tor de alteridades e, em grande medida, responsável pela diversidade moçambicana que sucede à independência do país. Continua, porém, a ser alvo de memórias paradoxais e conflitantes. Os organizadores consideram que o colonialismo tardio em Moçambique merece ser enfrentado na forma de debate rigoroso e generoso. Estes ensaios procuram responder ao desafio.

Os Outros da Colonização

Ensaios sobre o Colonialismo Tardio em Moçambique

de Cláudia Castelo

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726713036
Editor: Imprensa de Ciências Sociais
Data de Lançamento: outubro de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 149 x 229 x 17 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 361
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789726713036
Cláudia Castelo

Cláudia Castelo é doutorada pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2005) e investigadora auxiliar FCT no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
É professora dos programas pós-graduados de História e Filosofia das Ciências na mesma faculdade.
A sua investigação centra-se na História do imperialismo e do colonialismo (sécs. XIX-XX) e, em particular, na circulação das pessoas, das ideias e das práticas científicas nos espaços de colonização portuguesa.

(ver mais)
Livros Brancos, Almas Negras

Livros Brancos, Almas Negras

10%
Imprensa de Ciências Sociais
20,50€ 10% CARTÃO
portes grátis
Rebeldes e Insubmissos

Rebeldes e Insubmissos

10%
Edições Afrontamento
21,20€ 10% CARTÃO
portes grátis