10% de desconto

Os Monstros na Literatura de Cordel Portuguesa do Século XVIII

de Ana Margarida Ramos

editor: Edições Colibri, abril de 2009
Este trabalho analisa um conjunto de folhetos da literatura de cordel portuguesa do século XVIII sobre monstros. Para tal, procede a uma contextualização das práticas de leitura, assim como das implicações que o objecto impresso, nas suas múltiplas formas, tem na leitura que dele é efectuada. Situa ainda a produção em estudo num contexto mais alargado de publicações semelhantes, tanto na Europa como no Brasil, com vista a realçar afinidades com essas produções, assim como as especificidades dos folhetos publicados em Portugal. Reflecte sobre a localização da literatura de cordel no universo literário, neste caso, no âmbito das literaturas "não canónicas". Os textos em questão são apresentados, simultaneamente, como herdeiros de tradições culturais e literárias antiquíssimas e como formas embrionárias da literatura de massas que, a partir do século XIX, conhece um grande desenvolvimento com o sucesso de fórmulas editoriais semelhantes. É realizada uma reflexão sobre a temática da monstruosidade que agrupa tematicamente estes textos, assim como uma descrição e análise dos seus vários componentes de índole textual e paratextual, na tentativa de detectar elementos unificadores e de projectar os valores simbólicos inerentes a este tipo de texto.

Os Monstros na Literatura de Cordel Portuguesa do Século XVIII

de Ana Margarida Ramos

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727728152
Editor: Edições Colibri
Data de Lançamento: abril de 2009
Idioma: Português
Dimensões: 161 x 232 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 358
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789727728152
Ana Margarida Ramos

Ana Margarida Ramos é doutorada em Literatura e Professora Auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, onde leciona disciplinas da área da Formação de Leitores e da Literatura para a Infância. Integra o Centro de Investigação em "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" (CIDTFF), da Universidade de Aveiro.

Tem apresentado várias comunicações em colóquios e congressos nacionais e internacionais. Integrou a equipa que concebeu o projeto CASA DA LEITURA da Fundação Calouste Gulbenkian. Integra, como investigadora, a equipa da Rede Temática de Investigação Ibérica "As Literaturas Infantis e Juvenis do Marco Ibérico e Iberoamericano" (www.usc.es/lijmi/).

Integrou um projeto de Reestruturação do Ensino Secundário em Timor-Leste, no âmbito do qual coordenou a equipa responsável pela disciplina de Temas de Literatura e Cultura, cujos materiais pedagógicos também realizou em coautoria.

Publicou vários livros, dos quais se destacam Livros de Palmo e Meio – Reflexões sobre literatura para a infância (Caminho, 2007), Literatura para a Infância e Ilustração: leitura em diálogo (Tropelias & Companhia, 2010) e Tendências contemporâneas da literatura portuguesa para a infância (Tropelias & Companhia, 2012).

(ver mais)
Para Acabar de Vez com Tordesilhas

Para Acabar de Vez com Tordesilhas

10%
Edições Colibri
6,20€ 10% CARTÃO