Os Julgamentos de Nuremberga
SINOPSE
Os Julgamentos de Nuremberga foram o mais importante processo internacional de todos os tempos. Tiveram início a 20 de novembro de 1945 e marcaram definitivamente o fim da Segunda Guerra Mundial. Os «crimes contra a Humanidade» ganharam novos contornos ao responsabilizar-se não só quem os praticou mas também aqueles que, pelos seus conselhos e influência, contribuíram para o deflagrar da guerra. Os alvos eram as mais altas personalidades do Terceiro Reich, civis e militares: Goering, Hess, Ribbentrop, Keitel ou Rosenberg. Hitler foi o grande ausente.
Como se chegou a semelhante processo? Teriam os Aliados o direito de se arvorarem em juízes e carrascos de um país e de um regime vencidos? Seria o processo legítimo? E se a guerra tivesse sido ganha pelos nazis, teria o mundo assistido a um «Nuremberga» ao contrário? Estas são algumas das questões a que este livro procura dar resposta.
Speer, um dos réus, declarará, ao reconhecer a culpabilidade do regime de Hitler: «Este processo é necessário. Mesmo sob uma ditadura, crimes tão abomináveis exigem uma responsabilidade comum. Seria uma desculpa inadmissível pretender escondermo-nos por detrás da obediência às ordens.»
DETALHES
| Propriedade | Descrição |
|---|---|
| ISBN: | 9789898892249 |
| Editor: | Desassossego |
| Data de Lançamento: | Janeiro de 2019 |
| Idioma: | Português |
| Dimensões: | 160 x 231 x 23 mm |
| Encadernação: | Capa mole |
| Páginas: | 400 |
| Tipo de produto: | Livro |
| Classificação Temática: |
Livros em Português
>
História
>
História em Geral
|
| EAN: | 9789898892249 |
OPINIÃO DOS LEITORES
Incontornável
André Lamas Leite
Um excelente retrato do julgamento que, em Nuremberga, instituiu uma nova ordem mundial em sede de Direito Internacional Penal, com todo o rigor histórico e sem as paixões que podem tolher, amiúde, a "justiça dos vencedores". Uma obra incontornável sobre a matéria.
De um julgamento que não acaba
alexandre dale
Tal como "Entrevistas de Nuremberga", de Leon Goldensohn (são obras que, de alguma forma, se complementam), mais uma achega - e ao arrepio dos que, por motivos de cupidez e lucro, decidem ficcionar a História, mormente a dos campo de concentração nazis - para a compreensão do que, em grande medida, ainda permanece incompreensível. Até porque estamos a viver uma realidade próxima, na sua perigosidade alarve e tentacular. Só o conhecimento nos pode salvar.
Julgando a História
José Simplício
Nos Julgamentos de Nuremberga, procurou-se julgar os intérpretes de crimes horrendos efetuados pelo regime nazi em plena Segunda Guerra Mundial. Este livro procura e bem, mostrar o quanto de horror foi perpetuado por indivíduos sem escrúpulos que iam dizimando toda uma raça. A ser lido sem reservas para que a memória se mantenha viva.
Os horrores.
Hélder Lima
Memorial do Julgamento de Nuremberg A sala de julgamento do Palácio de Justiça de Nuremberga serviu de palco para grande acontecimento histórico. De 20 de novembro de 1945 a 1 de outubro de 1946, os principais líderes nazistas foram julgados perante um tribunal internacional, no qual responderam às suas ações. O acontecido influenciou fortemente o desenvolvimento do direito internacional que conhecemos hoje. Até hoje a sala 600 é um espaço de jurisdição. O memorial reúne no sótão da corte um centro de informações e de documentação, no qual esclarece os julgamentos ocorridos após a Segunda Guerra Mundial. O espaço é um importante legado do pós-guerra, visitar o memorial é como imergir na história.
História
Nicole
Livro importante nos dias de hoje,infelizmente a guerra continua,nada se aprende com o passado.
Interessante
JCB
Muito interessante, recomendo a leitura.
QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU
-
Entrevistas de Nuremberga10%Tinta da China18,90€ 10% CARTÃOportes grátis
-
Julgamentos que Mudaram a História10%Desassossego17,70€ 10% CARTÃOportes grátis