Os Filhos de Húrin Livro
de J. R. R. Tolkien
Sobre
o LivroNum tempo muito remoto, muito, muito antes dos tempos de "O Senhor dos Anéis", um grande país estendia-se para além dos Portos Cinzentos a Ocidente: terras por onde outrora caminhou Barba de Árvore mas que foram inundadas no grande cataclismo com que findou a Primeira Era do Mundo. <
Nesse tempo remoto, Morgoth habitava a vasta fortaleza de Angband, o Inferno de Ferro, no Norte; e a tragédia de Túrin e a sua irmã Niënor desenrola-se sob a sombra do medo de Angband e a guerra forjada por Morgoth contra as terras e cidades secretas dos Elfos.
As suas breves e apaixonadas vidas foram dominadas pelo ódio que Morgoth lhes devotou como filhos de Húrin, o homem que ousou desafiá-lo e zombá-lo na sua própria face. Contra eles, enviou o seu mais formidável servidor, Glaurung, um poderoso espírito na forma de um tremendo dragão de fogo. Nesta história de conquista brutal e evasão, de esconderijos em florestas e perseguição, de resistência apesar do desespero, o Senhor Negro e o Dragão revelam-se de forma sombriamente articulada. Sardónico e trocista, Glaurung manipulou os destinos de Túrin e Niënor com mentiras e astúcia e perfídia diabólica — e a maldição de Morgoth foi cumprida.
Num exercício notável levado a cabo, durante muitas décadas, por Christopher Tolkien, filho e executor literário de Tolkien, que chamou a si a responsabilidade de tornar pública a vastíssima obra literária deixada inacabada pelo seu pai, foi publicado em 2007, após 30 anos de trabalho prévio e meticuloso, este tomo relatando as vidas Turin e Niënor, descendentes de Húrin, sob a sombra de Morgoth, o primeiro senhor negro do mundo criado por Tolkien, muito antes d'O Senhor dos Anéis. O livro encontra-se profusamente ilustrado pela mão de Alan Lee, um dos maiores expoentes da evocação visual dos heróis da Terra Média.
Um excelente livro que transporta sem dúvidas o punho de Tolkien como mestre neste tipo de livro...
Para qualquer fâ de Tolkien é um muito bom livro. Recomendo a todos os fãs da Terra Média.
Este é mais um livro de grande qualidade daquele que provavelmente é o melhor autor fantástico de todos os tempos. Aqui ficamos a conhecer pormenorizadamente o destino dos filhos de Húrin (já mencionado no Silmarilion) e todos os acontecimentos que levaram ao trágico desfecho das suas vidas.
Adorei o enredo que nos conta este livro... aconselho a todo o mundo que gosta de leitura fantástica e se gostaram dos senhores dos Aneis... então vão adorar este...Parabéns ao autor :)