Os Cavaleiros de Santiago em Alcácer do Sal

Século XII a fins do Século XV

de Maria Teresa Lopes Pereira

editor: Edições Colibri
VENDA O SEU LIVRO i
"A partir de uma visão intuitiva de uma Alcácer medieval imaginária, [Maria Teresa Lopes Pereira] decidiu dar-lhe realidade por meio da reconstrução dos vestígios poupados pelo tempo. Coleccionou-os com minúcia, autenticou-os pela crítica histórica, inseriu-os num espaço-tempo coerente. A Alcácer imaginada foi ganhando vida. O afinco com que Maria Teresa Lopes Pereira vai estudando a Ordem de Santiago lembra a paciente reconstituição, peça a peça, de um puzzle complicado; ou a minuciosa tecelagem, fio a fio, de uma tapeçaria sempre incompleta; ou o restauro, pedra a pedra, de um mosaico inacabado. Com a atenção e a persistência de quem pratica um ritual. Com a devoção de um peregrino.
Acima da tarefa técnica, racional e metódica, definida pelos preceitos da crítica histórica, esconde-se a busca de um sentido transcendente. O que a distingue e lhe dá qualidade é o fervor com que o faz. Tal como o fervor de que fala Saint-Exupéry, aquele fervor que dá sentido à construção de um «império», à subida a uma montanha, à viagem de um navio, à entrega ao amor, à guarda de uma fantástica Cidadela. Aquele fervor que pode transformar os vestígios mortos do passado em verdadeiros e insuspeitados tesouros, e assim lhes descobrir um valor sem preço." [José Mattoso (do Prefácio)].

Os Cavaleiros de Santiago em Alcácer do Sal

Século XII a fins do Século XV

de Maria Teresa Lopes Pereira

ISBN: 9789896895280
Editor: Edições Colibri
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 229 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 386
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História da Idade Média
EAN: 9789896895280
e e e e e

Excelente obra historiográfica

Marta Leitão

Esta é uma obra que cruza dados de várias fontes documentais e que constrói a história da Ordem de Santiago em Portugal. É por isso fundamental para conhecermos o percurso desta grande Ordem Militar. Já a li e recomendo a qualquer pessoa. É uma obra que nos faz viajar pelos recantos da Idade Média.

Maria Teresa Lopes Pereira

Maria Teresa da Silva Ferreira Lopes Pereira, licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1975) e Mestre em História Medieval pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1998), a que continua ligada através do Instituto de Estudos Medievais (IEM). Foi professora do Ensino Secundário, até 2005, de História e História de Arte, tendo colaborado com o Ministério da Educação, sobretudo na elaboração de provas de avaliação. Tem empreendido trabalhos de investigação no âmbito da História Medieval e do início da Idade Moderna, de que resultou um conjunto significativo de artigos publicados em revistas, jornais e atas de congressos centrados nas temáticas das Festas, das Sociabilidades e do Quotidiano, da Ordem Militar de Santiago da Espada e da História de Alcácer do Sal.

(ver mais)
Madras
22,90€ 10% CARTÃO
portes grátis
Madras
17,90€ 10% CARTÃO
portes grátis