Os Anéis de Saturno Livro
de W. G. Sebald
Sobre
o LivroPlano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.
Como outros livros de W.G. Sebald, Os Anéis de Saturno é de impossível classificação: é ficção, viagem, biografia, mito, enciclopédia. Uma viagem a pé pelo litoral inglês de Suffolk e um relato autorreferencial transformam-se numa longa romagem melancólica por lugares da literatura, da arte e da história, as grandiosas (ou malfadadas) construções do espírito humano. Aqui, como em outros livros, Sebald conduz um paciente trabalho de arqueólogo, resgatando do esquecimento dos homens os prodígios da natureza e da criação lado a lado com a destruição, o horror do holocausto, da guerra, da escravatura.
O movimento exploratório do individual para o universal (e vice-versa), os grandes temas recorrentes do tempo, da memória e da identidade (inesgotáveis em si mesmos e na inimaginável riqueza de manifestações que Sebald observa) mantêm-se em Os Anéis de Saturno. Mas este será talvez o seu livro mais sombrio, mais arrebatador - e mais belo.
Susan Sontag
«W.G. Sebald é dotado de uma capacidade percetiva alucinantemente apurada.»
Der Spiegel
«Sebald tem o calibre de Nabokov, a mesma majestosa leveza.»
Chicago Tribune
Um livro impressionante pela perspicácia sobre o que nos envolve, a nós humanos à mercê do tempo e do espaço, fatores que alteram tudo o que nos rodeia, mas que resulta num equilíbrio perfeito, tal como os anéis fundamentais para Saturno. As histórias de vida sucedem-se com altos e baixos para tudo e para todos; o que é hoje deixa de ser amanhã, mas poderá vir a ser outra vez o já fora. Este é o ciclo de vida muito bem retratado por Sebald.