10% de desconto

Orthographia, Arithmetica e Siencias

Três tratados do Padre António Pessoa, S.J. (c. 1648)

Editor: Scribe, fevereiro de 2024 ‧
25,00€
22,50€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
portes grátis
Venda o seu livro
A Coleção Manizola da Biblioteca Pública de Èvora encerra surpresas. Neste volume divulga-se a existência de um códice do século XVII dedicado ao príncipe herdeiro D. Teodósio (1634-1653). De facto, trata-se da redescoberta da obra do jesuíta António Pessoa (m. 1651), mencionada por alguns autores setecentistas, mas ainda não explorada academicamente.

O códice divide-se em três tratados: Orthographia, que inclui a descrição de receitas de tintas, dos instrumentos de escrita e de diversos tipos de caligrafia; Arithmetica, onde se ensinam as regras das operações matemáticas fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão), e uma breve demonstração das Siencias, por intermédio de quadros ilustrativos.

O jesuíta deixou-se inspirar por textos, imagens e símbolos recolhidos de diversas obras impressas, com destaque para a Recopilacion subtilissima, de Juan de Icíar (1548), as Disciplinae Mathematicae, de Jan Ciermans, S.J. (1640), e as Anacephalaeoses, de António de Vasconcelos, S.J. (1645).

O resultado é um conjunto incomum e graficamente muito impressivo. Dá-se agora estampa a transcrição integral do manuscrito, reproduzindo alguns dos seus fólios e apresentando oito estudos temáticos, que se estendem da Química Paleografia, passando pela História, pela Linguística, pela Botânica, pela História da Arte, pela Conservação e Restauro e pela História da Ciência.

Orthographia, Arithmetica e Siencias

Três tratados do Padre António Pessoa, S.J. (c. 1648)

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898410993
Editor: Scribe
Data de Lançamento: fevereiro de 2024
Idioma: Português
Dimensões: 212 x 261 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 280
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > História > História em Geral
EAN: 9789898410993

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU