10% de desconto

Origem da Europa Ocidental - Tomo III

Epílogo. Sim. Os europeus são carentes de espiritualidade!

de Justino Gésero
Editor: 5livros, abril de 2025 ‧
22,50€
20,25€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
portes grátis
Vê, caro leitor, como é construída a Civilização Europeia: como a Igreja estica a corda que se vai desenrolando lentamente desde que nascemos até à nossa morte; e com tanta perfeição na sua marcha rigorosa, feita para a associarmos à Felicidade! Um sentido aparente na sua progressão, mas que mais não faz do que desconstruir a Acção Cristã no drama europeu que foi um êxito cultural, até chegarmos agora à catástrofe Católica de escândalo do homem-deus e das multidões, tão bem compostas que não se dá por elas; obra Divina ou de Belzebú? Associando o nosso Espírito Cristão num grau de prazer que só deslumbra e turva todas as peças em acção, ao produzirem o resultado necessário, de contribuirmos sem o sabermos para esta marcha de destruição da Humanidade, quando a corda, afinal, nunca pode ser esticada sem a nossa ajuda.

Mas que o nosso fugitivo bem poderá evitar, tal como Édipo se cegou a si próprio para poder ver a luz fugindo do seu destino, sim, de cegueira, que os deuses lhe reservavam e com ela o seu grande gesto de pessoa livre e que a Igreja não afastará; não permanecer num mundo passivo mas com tudo o que é seu, a sua profundeza e o seu querer, aderindo sem violência e nesta Europa a uma Humanidade que lhe pertence.

E que nos contamina, como contamina os políticos e o legislador nas suas acções, quando são estes que possibilitam o avanço gradual perante os compromissos da Humanidade e cujos pressupostos culturais igualmente adquiriram, ao insistirem com o seu monopólio nas narrativas contemporâneas, sem jamais evitarem, que não seja mais a nossa obrigação, do que apenas existir.

Origem da Europa Ocidental - Tomo III

Epílogo. Sim. Os europeus são carentes de espiritualidade!

de Justino Gésero

Propriedade Descrição
ISBN: 9789895860845
Editor: 5livros
Data de Lançamento: abril de 2025
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 237 x 15 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 314
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > História > História da Europa
EAN: 9789895860845

SOBRE O AUTOR

Justino Gésero

Fui aluno do liceu Charles Lepierre aqui em Lisboa, mas nasci no Alentejo, em Vendas Novas, no dia 28 de maio, do ano de 1945; completei a licenciatura na Faculdade de Direito e a seguir o estágio de advocacia num prestigiado escritório local, para depois adotar o nome profissional de 'Justino Gésero';
Foram trinta e tal anos de atividade como advogado num dos grandes Bancos desta praça, enquanto paralelamente mantinha o escritório profissional juntamente com outros colegas;
Quanto a outros interesses, para além do jurídico também a leitura de índole lúdica juntamente com as viagens em autocaravana por toda Europa: um calcorreio vertical e horizontal do Continente, com mais de 40 anos de andanças, desde o cimo da Noruega e Finlândia até às Irlandas e Ilhas Britânicas, no meio dos Alpes e dos Pirenéus ou na região dos Balcãs até onde foi possível no tempo dos conflitos sociais, com cidades, aldeias e tantos lugares recônditos aos quais só se consegue chegar com este meio de transporte.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR