10% de desconto

Olhares e Sentimentos

de J. Ernesto da Fonseca

editor: MoDocromia, novembro de 2019
«A palavra é um dos meios predilectos a que J. Ernesto da Fonseca recorre para se revelar. E é pela palavra em verso que o autor desfia, cronologicamente, o seu percurso de vida, que nos serve os temas que lhe são queridos, neste Olhares e Sentimentos, o seu primeiro livro de poesia, depois de participações em várias colectâneas e de já ter publicado livros em prosa sobre temas vários, o último Memórias de um Enfermeiro de Aquém e Além Mar, em 2018.
[…]
Olhares e Sentimentos é uma dádiva de quem pautou o caminho sempre em coerência consigo próprio, obedecendo apenas à "(…) curiosidade em conhecer algo para além do seu pequeno mundo (…)" e ao "(…) desejo de integração no meio em que vive (…)", e de quem se entregou à vida com a humildade de dar e receber.
J. Ernesto da Fonseca, tal como ontem, também hoje, corre em busca do seu oceano, acompanhando com o mesmo olhar atento e ternurento o seu "… Sorraia correndo / Em busca do Oceano (…).
A J. Ernesto da Fonseca, companheiro e amigo, o meu reco­nhecimento e apreço por assim Ser, pelo muito que construiu, pelo seu lavor poético. Coruche assim o reconhecerá.»

Do prefácio de Ana T. Freitas

Olhares e Sentimentos

de J. Ernesto da Fonseca

Propriedade Descrição
ISBN: 9789895442164
Editor: MoDocromia
Data de Lançamento: novembro de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 161 x 219 x 6 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 92
Tipo de produto: Livro
Coleção: A Voz da Lira
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Poesia
EAN: 9789895442164
J. Ernesto da Fonseca

Joaquim Ernesto da Fonseca nasceu em 1933 no monte Ribeirinho de Chão Barroso, junto ao Rio Sorraia; viveu a infância e juventude no lugar de Fajarda onde fez a instrução primária e se iniciou nos trabalhos da agricultura.
Aos 21 anos matriculou-se na Escola de Enfermagem Artur Ravara em Lisboa e concluído o Curso de Enfermagem iniciou a respetiva carreira nos Hospitais Civis de Lisboa; de 1960 a 1969 trabalhou como enfermeiro na Companhia de Diamantes em Angola e dali regressado iniciou-se como docente na Escola em que se tinha diplomado.
Em 1973 foi nomeado para dirigir a abertura da Escola de Enfermagem de Santarém, então criada, onde se manteve como docente até 1988, altura em que foi nomeado Enfermeiro Diretor do Hospital de Santarém, de onde se aposentou em 1995.
Estudos complementares que efetuou ao longo da carreira nas áreas de Pedagogia, Administração de Serviços e Saúde Mental e Psiquiátrica, conferiram-lhe a licenciatura em "Estudos Superiores Especializados de Enfermagem".

Tendo-se iniciado na escrita publicada, ainda durante a frequência do Curso de Enfermagem, no boletim académico "Virus Ravara", foi redator da Revista de Enfermagem de 1970 a 1973 e publicou diversos trabalhos em encontros e congressos da profissão.
Após a aposentação, além da colaboração em alguns periódicos da região, publicou alguns trabalhos relacionados com a sua área profissional mas foi essencialmente como a sua passagem como Presidente da Assembleia de Freguesia da sua terra natal que despertou o interesse por publicações de âmbito local, incluindo algumas na área da poesia sendo atualmente membro do grupo "Um poema na Vila" de Coruche.
Em 2018 editou o livro "Memórias de um Enfermeiro De Aquém e Além-Mar", editora Modocromia.
Em 2019 (lançamento a 26 de outubro) edita o livro de poesia "Olhares e Sentimentos", editora Modocromia.

(ver mais)
Caminho dos Sentimentos

Caminho dos Sentimentos

10%
MoDocromia
15,00€ 10% CARTÃO
Mãos que Falam

Mãos que Falam

10%
MoDocromia
13,00€ 10% CARTÃO