O Zoo do Joaquim

de Pablo Bernasconi
Editor: Kalandraka, maio de 2009 ‧
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
Venda o seu livro
O "perigoso laboratório" de imagens que Pablo Bernasconi reconhece encerrar na sua "cabeça/estúdio" merece uma análise profunda por parte de algum estudioso da arte e da palavra. A KALANDRAKA quis penetrar nessa tão sugestiva oficina criativa para descobrir uma pista para a transbordante imaginação das suas obras. Já o provou como ilustrador do livro "27 histórias para comer a sopa", de Ursula Wölfel, e com "O zoo do Joaquim" mostra também todo o seu talento.
"Gosto das mutações, das mudanças radicais de contexto, das metáforas por união de referentes", explica Bernasconi. O texto deste conto rimado poderia ser a história de qualquer criança ávida de curiosidade, transformada em inventor dos seus própios artefactos, feitos com os objectos mais inverosímeis: um galo- despertador, um rato-telefone ou um pássaro-espanador são alguns dos seres a que dá vida.
"Gosto de produzir discursos e ideias a partir da animação do objecto inanimado"... Bernasconi confere novos usos e significados a objectos que não têm nada a ver com o resultado das suas insólitas criações. "Gosto dos contrastes, de explorar as relações entre formas e conceitos, entre texturas e cores", acrescenta o autor que, além disso, é muito perfeccionista com o seu trabalho.
Começa por fazer esquissos de toda a obra e posteriormente compila "quase intuitivamente" os elementos necessários para dar forma às suas ideias: "tiro fotografias, parto coisas, martelo aparelhagens, queimo papéis…", precisa Bernasconi. O resultado é um universo único para o qual os jovens leitores queiram viajar uma e outra vez através das páginas deste livro.

Joaquim quando acordou, com o som do despertador, teve uma ideia genial: “Hoje vou ser inventor.” “Com algum ferro-velho e presentes da minha tia vou construir dez animais pra me fazerem companhia.”

O Zoo do Joaquim

de Pablo Bernasconi

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898205124
Editor: Kalandraka
Data de Lançamento: maio de 2009
Idioma: Português
Dimensões: 228 x 229 x 5 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 36
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Plano Nacional de Leitura > 6-8 anos > Arte
EAN: 9789898205124
Idade Mínima Recomendada: Maiores de 5

SOBRE O AUTOR

Pablo Bernasconi

Estudou Design Gráfico na Universidade Nacional de Buenos Aires, onde também leccionou durante 6 anos. Iniciou-se como ilustrador em 1998. As suas ilustrações são publicadas em diários do mundo inteiro como The New York Times, The Wall Street Journal ou The Times, de Inglaterra. Recebeu prémios da Society of Newspaper Design pelos seus trabalhos no Clarín e em La Voz de Galicia; o Arquivo Luezer da Alemanha seleccionou-o em 2005 como um dos 200 melhores ilustradores do mundo.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR