O Violino de Auschwitz Livro
de Maria Angels Anglada; Tradução: Maria João Teixeira Moreno
Sobre
o LivroPlano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.
É Dezembro de 1991 e, num concerto de homenagem a Mozart em Cracóvia, a primeiro violinista impressiona o seu colega de trio com um instrumento rústico e humilde. No dia seguinte, quando ele lhe pergunta como é que ela o obteve, uma notável história se revela: A da vida de Daniel, um luthier, que sobreviveu passando por grandes dificuldades em Auschwitz, como carpinteiro e trabalhando às tardes na fábrica IG Farben. A inesperada relação com o comandante do campo e a posterior encomenda de um violino com as especificações de um Stradivarius tornaram-se dois momentos decisivos na vida de Daniel, em Auschwitz, sobretudo após descobrir o segredo por trás dessa tarefa.
João Morales
Este é um livro maravilhoso. Adequado para interessados no Holocausto, mas também para ávidos leitores de romances.
Uma história deveras importante sobre o Holocausto que deve ser lida por todos.
Muito bom, e interessante
História que nos leva ao passado escuro da nossa sociedade e que mostra a força do ser humano em superar o medo e o terror.
O mundo do holocausto será sempre difícil de descrever por palavras. Este livro leva-nos para esse "mundo", traçando-nos uma história de alguém que econtrou na construção do violino um escape ao desgate físico e psicológico que experienciara. Apesar de ficção, muito nos ensina sobre a dignidade num contexto brutalmente desumano. Aconselho a leitura.
Adorei ler este livro. É um livro muito envolvente e realista, que nos permite saber mais do que aconteceu no holocausto através de uma história. É um livro que teria o gosto de reler.
Este pequeno romance é um texto muito delicado e tocante que nos transporta ao universo sombrio do holocausto, para nos falar sobre o poder da arte na salvação do Homem. Um livro sobre a condição humana.