10% de desconto

O último dos colonos

de João Afonso dos Santos

Livro eBook
editor: Sextante Editora (chancela), setembro de 2015
RECOMENDADO PELO PLANO NACIONAL DE LEITURA i

Memórias de infância e adolescência, retrato de uma família mas também de uma sociedade: a ditadura, o regime colonial e a ilusória eternidade de tudo isso, inscrita no catecismo oficial e nos costumes de então. A dada altura, a família divide-se entre Portugal e Timor. Cá, em Portugal, para onde o autor e o irmão, Zeca Afonso, depois de uma infância africana, se mudam, ainda crianças; lá, em Timor, aonde aportam os pais e a irmã Mariazinha no mesmo dia em que deflagra a guerra, que rapidamente arrebatará a ilha no seu vórtice.
Ao contrário do que anunciou ao tempo a propaganda oficial, a neutralidade portuguesa na II Guerra Mundial não foi respeitada. Portugal entrou na guerra, com Timor-Leste ocupado pela força das armas, com órgãos de soberania e administração suprimidos, com populações martirizadas, assassinadas ou encarceradas, com património público ou privado esbulhado ou destruído.
Até que a grande catástrofe chegou ao fim e o percurso familiar se restabeleceu na conjunção feliz dos seus membros.

 

Biografia:

João Afonso dos Santos foi advogado em Lourenço Marques e Beira (Moçambique), de Janeiro de 1955 a Setembro de 1975. Presidiu ao Cine-Clube da Beira e ao Auditório-Galeria de Arte dessa cidade, cuja comissão construtora antes dirigira. Foi director do jornal Notícias da Beira, após a revolução de 25 de Abril de 1974. Integrou a comissão de descolonização de Moçambique em 1974 e 1975. A partir de Setembro deste último ano, passou a exercer funções profissionais em Lisboa, onde reside.
É autor, em parceria com Carlos Adrião Rodrigues, António Pereira Leite e William Gerard Pott, de O julgamento dos padres de Macúti (Edições Afrontamento), de algumas obras de carácter jurídico e ainda de José Afonso – Um olhar fraterno (Editorial Caminho).

 

O último dos colonos

de João Afonso dos Santos

Propriedade Descrição
ISBN: 978-989-676-135-6
Editor: Sextante Editora (chancela)
Data de Lançamento: setembro de 2015
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 235 x 22 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 336
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos
EAN: 978989676135610
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
João Afonso dos Santos

João Afonso dos Santos foi advogado em Lourenço Marques e Beira (Moçambique), de Janeiro de 1955 a Setembro de 1975. Presidiu ao Cineclube da Beira e ao Auditório-Galeria de Arte dessa cidade. Foi director do jornal Notícias da Beira, após a instalação do Governo Provisório de Moçambique. Integrou a Comissão de Descolonização de Moçambique em 1974 e 1975. A partir de Setembro deste último ano, passou a exercer funções profissionais em Lisboa, onde reside. É autor, em parceria com Carlos Adrião Rodrigues, António Pereira Leite e William Gerard Pott, de O julgamento dos padres de Macúti (Edições Afrontamento), de algumas obras jurídicas e ainda de José Afonso – Um olhar fraterno (Editorial Caminho) e O último dos colonos – Entre um e outro mar (Sextante Editora).

(ver mais)
Angola - A Segunda  Revolução

Angola - A Segunda Revolução

10%
Sextante Editora (chancela)
17,75€ 10% CARTÃO
portes grátis