O Terrível - A Grande Biografia de Afonso de Albuquerque

O governador que dominou o Índico

de José Manuel Garcia

editor: A Esfera dos Livros, outubro de 2017
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Afonso de Albuquerque, que se tornou célebre pela sua coragem, tenacidade e audácia, é uma das figuras cimeiras dos Descobrimentos portugueses. Também conhecido por O Terrível, conquistou e dominou pontos-chave no oceano Índico através de uma estratégia ambiciosa e de um arrojado conjunto de ações que ampliaram o quadro em que os portugueses se movimentaram no Oriente durante os séculos XVI e XVII, assegurando assim um vasto controlo do comércio de produtos asiáticos, desde o Golfo Pérsico à China.

Mas há muito mais para saber sobre esta figura fascinante da História Universal, que contribuiu para a estruturação de uma importante entidade imperial portuguesa no Oriente - o Estado da Índia. Quem era na realidade Afonso de Albuquerque? Deixou descendência? E quem era Ximena, a "minha moça Ximena", nas palavras do governador? Como se processaram as campanhas militares que permitiram a conquista do Índico e cuja chefia revela estarmos perante um homem invulgar que, com forças limitadas e muitas vezes em inferioridade numérica, conseguiu em ambientes hostis vencer o inimigo, graças a uma boa utilização da sua superioridade tecnológica e estratégica?

Nesta biografia inovadora e amplamente documentada e ilustrada, o historiador José Manuel Garcia ajuda-nos a conhecer a fundo o percurso de vida e a personalidade de Afonso de Albuquerque, dando voz ao próprio e aos cronistas do seu tempo, para que possamos ouvir o governador do Estado da Índia passados mais de quinhentos anos após a sua morte.

O Terrível - A Grande Biografia de Afonso de Albuquerque

O governador que dominou o Índico

de José Manuel Garcia

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896268459
Editor: A Esfera dos Livros
Data de Lançamento: outubro de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 159 x 233 x 36 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 704
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789896268459
e e E E E

Meu Deus salva-me destes blocos de notas com esteróides

Becas Almeida de Brito

Eu andei mês e meio com este calhamaço e dediquei-lhe imensas horas de leitura e agora percebi que nem é a melhor biografia de Afonso de Albuquerque... Eu já tinha ideia de que no final daria para aí 3 em 5 a este tijolo mas agora fiquei com a neura e vou dar a este desperdício de papel a nota 2. É muita página de palha, muita reviega e vai-se a ver descobri mais cenas sobre o Albuquerque na sua teses que há na net que nesta amostra de lista telefónica.

e e e E E

As mais recentes biografias de Afonso de Albuquerque

Severiano Teixeira

Este e o livro de Alexandra Pelucia são as biografias mais recentes, que conheço, de Afonso de Albuquerque. Entendo que esta biografia, mais extensa em páginas, fica ainda assim aquém do virtuoso livro de Alexandra Pelucia. Li as duas obras por isso posso assim opinar. Penso até que a obra da referida autora, que não conhecia antes, me deixou mais próximo do tempo e do espaço vivido pelo biografado. Mas é a minha opinião, que se baseia mais no sentimento e menos na extensão do texto, porque ambas as biografias são exemplares enquanto obras deste tão necessário género. Li os dois livros e dei por muito bem empregue o tempo de leitura que lhes dediquei. Escolhendo apenas um sem dúvida que seria o magnífico livro de Alexandra Pelucia.

e e e e E

Recomendo

Ricardo Mendes

Provavelmente a mais metódica biografia de Afonso de Albuquerque. Trata-se de um livro de traços académicos mas com a capacidade de prender o leitor: uma análise objectiva desta personagem e do país durante o apogeu dos Descobrimentos portugueses.

José Manuel Garcia

José Manuel Garcia doutorou-se em História pela Universidade do Porto. De entre as suas atividades destacam-se as que manteve na Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e na Fundação Calouste Gulbenkian, além de ter colaborado com universidades portuguesas e estrangeiras. Pertence à Academia Portuguesa da História e à Academia de Marinha, sendo presentemente investigador no Gabinete de Estudos Olisiponenses da Câmara Municipal de Lisboa. Participou na organização de numerosas exposições e congressos; na edição de catálogos e atas; proferiu inúmeras conferências; publicou abundante bibliografia sobre temas de História de Portugal e dos Descobrimentos, em que se contam nomeadamente livros sobre o infante D. Henrique, Cristóvão Colombo, D. João II, D. Manuel, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Fernão de Magalhães, Afonso de Albuquerque, Fernão Mendes Pinto, o Tratado de Tordesilhas, cartografia, fortalezas no Oriente, forais manuelinos e Lisboa.

(ver mais)