10% de desconto

O Sistema

Uma etnografia política da Nova Angola

de Jon Schubert
Editor: Imprensa de Ciências Sociais, fevereiro de 2026 ‧
20,00€
18,00€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
portes grátis
O Sistema - Uma etnografia política da Nova Angola oferece uma importante perspetiva sobre a política do quotidiano nos regimes neoautoritários de partido dominante do século XXI em África, e noutros lugares. Ao detalhar a maneira como os angolanos constroem as suas relações com o sistema, Jon Schubert mostra o que significa e como é fazer parte da sociedade angolana.

Com base em pesquisas etnográficas realizadas em 2010-2011, quando o Sistema dos Santos estava no seu auge, Schubert constata que, para a maioria dos angolanos, são escassos os benefícios da Nova Angola pós-guerra, repleta de riqueza petrolífera e em pleno boom de construção.

A sua análise ajuda também a explicar como, mesmo após uma mudança no topo, o sistema — uma rede quase totalizante de obrigações, dependências e reciprocidades que conseguiu reinventar-se após a saída e morte de José Eduardo dos Santos — continua surpreendentemente resistente à possibilidade de uma mudança real.

A Nova Angola, promovida pelo partido no poder, o MPLA, é um projeto essencialmente urbano, ascendente e ambicioso, baseado na aceitação do domínio político e económico do regime pelos seus cidadãos.

Este livro desafia a narrativa da África em ascensão que permeia as reportagens da comunicação social sobre a Angola do pós-guerra e complexifica a interpretação clientelista da política angolana, que predomina na literatura académica.

O Sistema

Uma etnografia política da Nova Angola

de Jon Schubert

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726718475
Editor: Imprensa de Ciências Sociais
Data de Lançamento: fevereiro de 2026
Idioma: Português
Dimensões: 151 x 231 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 372
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Antropologia
EAN: 9789726718475

SOBRE O AUTOR

Jon Schubert

Jon Schubert é um antropólogo político e urbano que trabalha sobre governança autoritária, capitalismo extrativista, políticas de infraestruturas e adaptação climática urbana, principalmente em Angola e Moçambique. É professor e investigador em estudos urbanos na Universidade de Basileia.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU