O Segredo dos Bragança Livro
de Ricardo Correia
Sobre
o LivroLisboa, 1905.
D. Carlos reina sobre um Portugal em grande convulsão, onde a bancarrota espreita a cada momento.
Um pouco por todo o país há levantamentos populares instigados pelos Republicanos, mas as preocupações do monarca não se ficam por aí.
Durante a crise do Ultimato, Francisco Costa, o mais influente dos Mestres da Irmandade da Cruz Santa, principal espião ao serviço do Rei, depara-se com um segredo ancestral esquecido pela família Bragança que traz com ele grandes perigos para a família real.
Que perigos serão esses?
Estará a Monarquia em risco?
Um apaixonante romance que nos leva a conhecer a fascinante Casa de Bragança, desde os tempos da Rainha D. Catarina até ao reinado de D. Carlos e que mostra que a História como a conhecemos esteve muito perto de ser completamente diferente.
Este livro dá-nos um retrato de uma época na nossa historia recente muito preciso, bem elaborado, acompanhado por uma historia muito bem conseguida. Acho essencial que autores portugueses explorem a nossa historia, tão longa e rica, porque temos fortes possibilidades de encontrar algumas perolas literárias.
Romance de estreia de Ricardo Correia. Um romance histórico de qualidade: bem escrito e com o equilíbrio certo entre o rigor dos factos históricos e a margem de manobra para os eventos fictícios que constituem a base da narrativa. Uma perspetiva histórica sobre o declínio da monarquia portuguesa e a crise do Ultimato, desde os tempos de D. Catarina até ao "Martirizado".