O Secreto e o Real Livro
de Paula Morão
Sobre
o LivroEste volume recolhe ensaios escritos entre 1998 e 2009, publicados e inéditos, sobre autores portugueses dos séculos XIX e XX.
Na primeira secção reúnem-se três textos: um primeiro sobre a concepção de leitura e de literatura (exemplificando com poemas de autores do século XX); os dois outros sobre Óscar Lopes e Eduardo Lourenço, críticos de referência para a literatura portuguesa que informam o trabalho da autora.
Na segunda secção agrupam-se ensaios sobre literatura autobiográfica, quer debruçando-se sobre questões teóricas e conceptuais dessa área (autobiografia, diário, memórias, retrato e auto-retrato), quer estudando obras de autores portugueses (Pascoaes, Fernando Pessoa, Irene Lisboa, J.R.Miguéis, José Gomes Ferreira, Torga, Ruben A., J.Cardoso Pires, Luísa Dacosta e Marcello Duarte Mathias).
Na terceira secção reúnem-se estudos que vão de autores e revistas do século XIX (fim-de-século e Simbolismo, Cesário Verde, Eugénio de Castro e Camilo Pessanha) a ficcionistas e poetas do século XX (Irene Lisboa, José Gomes Ferreira, Carlos de Oliveira, J.Marmelo e Silva, Eugénio de Andrade, Maria Judite de Carvalho, Ruy Belo), alguns dos quais em plena actividade (António Lobo Antunes, Manuel Gusmão, Ana Luísa Amaral).
Muitos destes textos foram publicados em revistas ou em volumes de actas de congressos, outros ficaram, por força de circunstâncias a que a autora foi alheia, inéditos. A sua reunião em livro será porventura um contributo para o conhecimento criticamente informado da literatura portuguesa contemporânea - por tal se entendendo, não apenas a mais recentes, mas também aquela que nos fins do século XIX começou a formular a modernidade.
O título do volume, retirado de um dos ensaios da secção II, espelha a interrogação sobre o sentido do literário - desvendamento dos enigmas em que assenta o mundo dito ‘real’.