10% de desconto

O Reino Encantado

de Mário Ventura

editor: Casa das Letras, abril de 2005

Um escritor, em busca de inspiração para um novo livro, narra o percurso, algo atribulado, da investigação de uma história obscura, mas verídica, que aconteceu no Brasil. A sua pesquisa, que se arrasta por alguns anos, leva-o a percorrer o sertão brasileiro. As suas referências acerca do tema são mínimas: algures na província de Pernambuco, Brasil, em pleno século XIX, fanáticos sebastianistas, guiados por um falso profeta, terão cometido um horroroso suicídio colectivo, apenas pela esperança de provocarem o aparecimento de el-rei D. Sebastião...

Esta é a história fiel dos acontecimentos que se deram na Pedra Bonita, em plena Serra Formosa – mais tarde Serra Talhada -, no ano de 1838. Ninguém ignorava que ali bem perto se encontrava o corpo encantado de D. Sebastião, ouvindo os seus rogos para ressuscitar e sobre todos estender as benesses da sua infinita generosidade. Passaram os dias e sempre que o chefe da comunidade repetia a mesma prédica, pedindo a dádiva de sangue para consumar o desencantamento de D. Sebastião. Tudo aconteceu com a rapidez de um relâmpago e a inevitabilidade das tragédias.


"Mário Ventura fez uma aposta arriscada. Pegando no caso verídico (mas, obscuro), de uma seita sebastianista brasileira, cujos membros procuram "desencantar" D. Sebastião através de sacrifícios humanos, apresenta-nos uma mistura entre romance histórico e relato de viagem, dividido em três partes: a procura de informação e acontecimentos paralelos em Lisboa; a partida para o Brasil para aprofundar a investigação; e finalmente uma reconstituição romanceada do episódio em questão. A verdade é que o tema é apelativo e a forma como Mário Ventura o trata, longe de desiludir o leitor consegue envolvê-lo e torná-lo cúmplice da produção da sua obra, permitindo-lhe descobrir os bastidores de um processo recheado de peripécias e curiosidades, de que normalmente apenas se conhece o produto acabado. (...) Um formato de livro original e arriscado. Aposta Ganha."
Filipe d'Avillez, Maio de 2005

O Reino Encantado

de Mário Ventura

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724615790
Editor: Casa das Letras
Data de Lançamento: abril de 2005
Idioma: Português
Dimensões: 140 x 219 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 204
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789724615790
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Mário Ventura

Mário Ventura é autor de uma vasta obra literária. Publicou o primeiro livro, A Noite da Vergonha, em 1963, seguido de À Sombra das Árvores Mortas (1966) e de O Despojo dos Insensatos (1968). Reuniu em dois livros narrativas sobre várias regiões do país: Alentejo Desencantado (1969) e Morrer em Portugal (1976).
Regressou ao romance em 1979, com Outro Tempo Outra Cidade, seguindo-se o seu livro mais aplaudido pelo público e pela crítica, Vida e Morte dos Santiagos (1985), premiado pelo Pen Clube e pelo Município de Lisboa. A sua obra mais polémica, Março Desavindo, aparece em 1987, seguindo-se-lhe o romance Évora e os Dias da Guerra (1992), com o qual obteve, pela segunda vez, o Prémio Pen Clube Português.
A Notícias iniciou a publicação das suas obras com o romance A Revolta dos Herdeiros (1997). Posteriormente, editou Quarto Crescente, um livro de memórias, o álbum Portugal - Geografia do Fatalismo, Atravessando o Deserto e, em 2005, O Reino Encantado.

(ver mais)
Vida e Morte dos Santiagos

Vida e Morte dos Santiagos

10%
Editorial Caminho
21,20€ 10% CARTÃO
Vida e Morte dos Santiagos

Vida e Morte dos Santiagos

10%
Casa das Letras
16,66€ 10% CARTÃO