SINOPSE
Em A Piada Infinita, explorava o entretenimento e o prazer - que obliteram a dor; aqui, em O Rei Pálido, Wallace leva até às últimas consequências a observação e o estudo da tristeza, da monotonia, do tédio. E, para isso, não poderá haver ambiente mais natural e propício do que a Autoridade Tributária, um centro regional de processamento de IRS algures no Midwest. O Rei Pálido foi publicado postumamente e editado a partir dos manuscritos encontrados - doze capítulos prontos e outros ainda em construção -, seguindo-se as anotações do autor ou apenas a lógica interna do texto.
A crítica Michiko Kakutani considera este trabalho de Wallace o mais imediato em termos emocionais, e aquele em que o autor se relaciona mais intimamente com a sua dificuldade em navegar a vida de todos os dias.
David Foster Wallace numa das notas que deixou afirma:
«A felicidade - uma combinação de alegria + gratidão, a cada segundo que passa, pela dádiva de estarmos vivos, conscientes - encontra-se do outro lado de um aborrecimento absolutamente aniquilador. Prestem toda a atenção à coisa mais entediante que forem capazes de descobrir (declarações fiscais, golfe na televisão) e vão ser inundados por ondas de um aborrecimento como nunca sentiram e que vos vai praticamente matar. Mas, se conseguirem sobreviver a isso, será como passar do preto e branco para a cor. Como água depois de vários dias no deserto. Uma felicidade constante em cada átomo.»
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Eleva-se (…) até qualquer coisa como grandiosidade.»
The Guardian
«O Rei Pálido será contínua e minuciosamente analisado por fãs
de longo curso, por causa da luz reflexiva que derrama sobre a
obra de Wallace e sobre a sua vida.»
The New York Times
DETALHES
| Propriedade | Descrição |
|---|---|
| ISBN: | 9789897221910 |
| Editor: | Quetzal Editores |
| Data de Lançamento: | novembro de 2014 |
| Idioma: | Português |
| Dimensões: | 153 x 237 x 37 mm |
| Encadernação: | Capa mole |
| Páginas: | 648 |
| Tipo de produto: | Livro |
| Classificação Temática: |
Livros em Português
>
Literatura
>
Ensaios
Livros em Português > Literatura > Romance |
| EAN: | 9789897221910 |
| Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |
OPINIÃO DOS LEITORES
O autor que nos podia ter dado mais
Rui Morais e Castro
David Foster Wallace foi para mim uma surpresa quando li "A Piada Infinita". Fiquei ansiosamente à espera que outro romance dele fosse publicado em Portugal. Agora com "O Rei Pálido" confirmo que a sua qualidade e temas escolhidos na escrita se confirmam. Pena é que nos tenha deixado mais cedo do que os seus leitores desejavam. Fico à espera dos restantes títulos em português.