O Rapaz Perverso Livro
de Kate Summerscale
Sobre
o LivroNa manhã de segunda-feira, 8 de julho de 1895, Robert Coombes, de 13 anos, e o irmão Nattie, de 12, saem da sua casa térrea em Londres para irem ver um jogo de cricket. O pai tinha ido para o mar na sexta-feira anterior, disseram os rapazes aos vizinhos, e a mãe estava de visita a familiares em Liverpool. Ao longo dos dez dias seguintes, Robert e Nattie gastam dinheiro de maneira extravagante, empenhando os valores dos pais para irem ao teatro e à praia. Mas quando o sol incide em toda a sua força sobre a casa dos Coombes, um estranho cheiro começa a emanar dela.
Quando a polícia é finalmente chamada a investigar, a descoberta que faz lança a imprensa num frenesim de horror e alarmismo, e Robert e Nattie são arrastados para um julgamento que ficará célebre por lembrar a intriga das histórias «de faca e alguidar» que Robert adorava ler. Um crime fascinante - não apenas um exame meticuloso de um caso chocante e como também um hino à capacidade extraordinária de um homem de ultrapassar o seu passado.
Daily Telegraph
«Verdadeiramente notável.»
Sunday Times
Bem, comprei o livro porque uma amiga me falou dele, logo pela capa achei deveras interessante. Quanto mais lia, mais me motivava. É um livro sedutor na su complexida histórica e bastante cativante. Dou os parabéns a esta escritora que desconhecia de todo. O facto de ser baseado numa história veridica deixa ainda mais a pensar, realmente há realidades que se desconhece por completo. Uma curiosidade desde a capa até ao verso do livro.
Mais uma impressionante obra da autora Kate Summerscale. Desta feita o pressuposto do livro assenta num hediondo crime que aconteceu na realidade, a autora desenvolve um impressionante trabalho de investigação e oferece-nos um magnífico policial/thriller de época como é seu hábito. Recomendo esta leitura sem reservas!
Partindo de uma história verídica e de um crime chocante, a autora constrói uma obra fascinante e arrebatadora, combinando, com mestria, romance histórico, reconstituição criminal, investigação jornalística e biografia. No entanto, a obra não se esgota nestas vertentes, pois a autora narra igualmente uma impressionante história de superação da adversidade e de redenção pessoal. Esta obra "prendeu-me" até à última página e irá ficar na minha mente durante muito tempo!
Quando adquiri este livro não me apercebi que se tratava de uma história verídica o que ajudou a que gostasse ainda mais o livro. A história é impressionante.
O primeiro caso de psicopatologia em crianças a ser documentado, mostrá-las muito interessante e relevante para a tentativa de compreensão destas mentes cuja existência culmina no seu derradeiro objectivo é nada mais importa. Não conhecia a autora mas foi uma agradável surpresa!
Um terrível homicídio, um julgamento, um hospital psiquiátrico... O eclodir da I Grande Guerra. Uma história avassaladora! Um livro viciante da primeira à última página. A capacidade de transformação humana... Um final surpreendente! Muito bom! Recomendo a leitura!