O Rapaz ao Fundo da Sala
de Onjali Q. Raúf; Ilustração: Pippa Curnick
Sobre
o LivroUm livro sobre um tema atual, visto pelo olhar de uma criança. Uma história memorável e premiada, que salienta a importância da amizade e da bondade num mundo tantas vezes intolerante e sem sentido.
Há um colega novo na turma. Ele senta-se sempre na última fila, mas não fala com ninguém nem olha para ninguém. Este rapaz enigmático e misterioso não sorri. O seu nome é Ahmet.
Intrigados, quatro meninos muito especiais tentam fazer amizade com ele e conhecer a sua história. Descobrem que o Ahmet é um rapaz refugiado que foi separado da família. Ele teve de abandonar o seu país para fugir à guerra.
Uma vez que nenhum adulto consegue ajudar o Ahmet a reencontrar a família, o quarteto de amigos elabora um plano audaz — nada mais do que A Melhor Ideia do Mundo — que os levará numa aventura extraordinária envolvendo a própria Rainha de Inglaterra!
Um livro multipremiado: vencedor do Prémio Blue Peter para Melhor História e do Prémio Waterstones para Melhor Livro Infantil, foi ainda finalista do Prémio Jhalak e nomeado para o Carnegie na categoria de Melhor Livro Infantil.
Um livro muito atual, onde o tema dos refugiados é abordado pela perspectiva das crianças e o poder da amizade ajuda a superar todos os obstáculos.
Uma história que se sente real, com impacto e muito envolvente. Aconselho
Os livros são portas abertas para o mundo. Mostram-nos realidades e perspectivas que de outra forma não conheceríamos. Este retrata um tema muito atual, os refugiados.
Um livro que aborda um assunto actual sobre os refugiados e que deveria ser lido por todos (pequenos e grandes)! Adorei, cinco estrelas!
COMPLETAMENTE MARAVILHOSO. O melhor livro que li em 2020. Imperdível. Mesmo. Para todas as idades.
Um livro que vai dos 8 aos 80, um livro obrigatório sobre o tema e tão bonito ao mesmo tempo. Adoramos.
Todas as crianças deveriam ler este livro. É um ótimo primeiro contacto com o tema dos refugiados. Contribuirá certamente para as tornar mais empáticas. Ao mesmo tempo que fala de um assunto difícil, tem muitos momentos leves e divertidos.
Um livro comovente e um contexto muito atual