O Que Sabemos do Amor
de Raymond Carver
Sobre
o Livro
Sinopse
O Que Sabemos do Amor é a versão original dos dezassete contos escritos por Raymond Carver e publicados, num formato alterado pelo editor, com o titulo De Que Falamos Quando Falamos de Amor pela Alfred A. Knopf, em Abril de 1981.
A fonte dessa edição - o seu texto base - é o manuscrito que Carver entregou a Gordon Lish, à altura o seu editor Knopf, na Primavera de 1980. O manuscrito, que Lish cortou em em amis de cinquenta por cento após duas reescritas linhas por linha, encontra-se preservado na Biblioteca Lilly da Universidade do Indiana. Os contos originais de Carver foram recuperados transcrevendo as palavras que este bateu à maquina e que est\ao escondidas debaixo das alterações e cortes que Lish fez à mão.
Opinião
dos leitoresDetalhes
do Produto
O Que Sabemos do Amor
ISBN
9789725648452
Editor:
Quetzal Editores
Idioma:
Português
Dimensões:
150 x 228 x 18 mm
Encadernação:
Capa mole
Tipo de Produto:
Livro
Coleção:
Serpente Emplumada
Classificação Temática:
Livros em Português
> Literatura
> Romance
Uma colectânea que nos coloca bem no meio do universo e da prosa de Carver. Alguns destes contos já apareciam num outro livro da mesma editora.
Este livro é a versão integral de outro mais conhecido, De que falamos quando falamos de amor. Nesse, mais de cinquenta por cento do original dos 17 contos tinha sido cortado pelo editor, e a verdade é que esses cinquenta por cento deviam fazer falta, pois nesta versão não se sente que haja nada a mais. Ao seu estilo, Carver retrata em cada conto vidas de pessoas normais com problemas normais, mas sempre com um toque de bizarria e sempre vivendo em tristes subúrbios norte-americanos. Pescadores, pessoas que bebem por lazer ou por necessidade, jogadores de bingo e tantos, tantos outros anónimos. Há conversas, muitas, e relativamente poucos acontecimentos, mas necessários, porque dão origem às ditas conversas. Carver morreu muito novo, com apenas 50 anos, não tendo tipo para escrever além dos contos, mas teria muita curiosidade em saber como seria um romance escrito por ele. É que cada conto tem pano para mangas.
Estou a adorar o livro. Já o tinha lido numa anterior edição que sofreu grandes cortes e é uma aventura descobrir tanto que tinha sido cortado e tentar perceber a razão pela qual o editor assim procedeu. Recomendo.