O Projecto Janus
de Philip Kerr
Sobre
o LivroAlemanha, 1949. No rescaldo da guerra, por entre o caos da derrota, o país é palco de todo o tipo de negócios obscuros, fraudes e intrigas políticas. Para Bernie Gunther, Berlim tornou-se demasiado perigosa e decide partir para Munique, onde voltará a trabalhar como detetive privado. No entanto, o negócio está fraco e os clientes são poucos. Quando a bela Britta Warzok o procura - o marido, responsável por um dos piores campos de concentração da Polónia, desapareceu -, Bernie está longe de imaginar a terrível conspiração que se esconde por detrás deste caso aparentemente simples.
Na Alemanha do pós-guerra, nada é o que parece ser e, de um momento para o outro, Bernie ver-se-á envolvido numa intriga política que o ultrapassa. Quem ditará as regras do jogo serão antigos médicos das SS, ex-nazis em fuga à justiça, agentes da CIA e organizações secretas que apoiam a fuga dos carrascos do Terceiro Reich. Conseguirá Bernie Gunther enfrentar os fantasmas do seu passado e destruir o legado de Hitler?
Livro muito interessante, fugindo um pouco à ideia do típico policial, misturando de forma muito habil ficção com a realidade, numa escrita apelativa, com um enredo muito bem criado, com pano de fundo os horrores da 2a grande guerra, muitas vezes, sobre uma perspectiva totalmente diferente
Acho esta colecção do Bernie Gunther deliciosa para quem gosta de policiais e dos cenários da segunda guerra. Como personagem, Bernie é totalmente contagiante e transporta-nos para aquela época como ninguem.
Bom livro. A acção decorre no pós guerra e um dos temas da história ainda hoje não foi resolvida. História viciaste que prende o leitor até ao fim da narrativa.
Policial muito bom, que nos transporta para os anos seguintes à segunda guerra mundial numa Alemanha derrotada e dividida e com os responsáveis Nazis em fuga. O autor consegue nos envolver nessa época pós-guerra, misturando personagens históricos na trama. Recomendo.
Mais um excelente título de um autor com uma bibliografia vasta. Consegue com esta trama transportar-nos,com um alto teor de suspense até aos anos posteriores à 2ª Grande Guerra. Mas fá-lo,com tal mestria e vivacidade,que ficamos com a sensação de que a acção decorre no presente. Muito recomendável a sua leitura.
O livro leva-nos directamente para a Alemanha Nazi, é como se fizesse-mos parte da história. O ambiente está muito bem retratado. Gostei bastante do livro. Recomendo
Apesar de tudo ter ficcionalmente ocorrido no pós-guerra, até parece que estamos ainda nessa época. É interessante ver como é possível ainda fazer histórias de uma história já passada há tanto tempo.