O Poder Autoritário

e o desafio para as democracias liberais

de William Hasselberger e Francisco Proença Garcia
Editor: Alêtheia Editores, junho de 2022 ‧
No atual contexto estratégico alterado com a invasão da Ucrânia pela Rússia, a leitura deste livro torna-se mais premente uma vez que contem inúmeras pistas e reflexões sobre os grandes desafios que o Sistema Liberal enfrenta face aos Poderes Autoritários.
As democracias constitucionais na Europa, na América do Norte e na Ásia enfrentam um ponto de viragem crucial. O equilíbrio global de poder - poder económico, tecnológico e militar - entre democracias e autocracias alterou-se substancialmente nos últimos vinte anos, muitas vezes a favor de não-democracias.

Num século marcado por mudanças económicas e tecnológicas rápidas e disruptivas, muitas democracias mostraram sinais de disfunção políticas e um certo grau de apatia pública (ou mesmo hostilidade) relativamente aos ideais básicos da democracia liberal, ao mesmo tempo que muitos estados autoritários mostraram, pelo menos na sua política externa e em declarações oficiais uma confiança e energia crescentes.

Ao contrário das ditaduras do século XX, o autoritarismo do século XXI está a tornar-se altamente tecnológico, focado no controlo das populações através da vigilância digital e da gestão de informação e profundamente integrado na economia global.

Um dos desenvolvimentos mais preocupantes após a invasão da Ucrânia será a possibilidade de uma parceria mais estreita entre a Rússia e a China, e quem sabe até um possível futuro agrupamento de estados autoritários numa ordem antiocidental alternativa, incluindo setores como energia, finanças, tecnologia e apoio militar.

O Poder Autoritário

e o desafio para as democracias liberais

de William Hasselberger e Francisco Proença Garcia

Propriedade Descrição
ISBN: 9789899077317
Editor: Alêtheia Editores
Data de Lançamento: junho de 2022
Idioma: Português
Dimensões: 148 x 230 x 16 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 252
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Política > Política em Geral
EAN: 9789899077317

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU