O peso do coração Livro
de Rosa Montero
Sobre
o Livro Três anos, dez meses e vinte e um dias.
É o tempo que resta a Bruna Husky. A detetive replicante, que é uma sobrevivente capaz de tudo, continua a debater-se com a independência total e a necessidade desesperada de carinho, como uma fera aprisionada na jaula de uma existência a prazo.
Contratada para resolver um caso aparentemente simples e lucrativo, Bruna vê-se envolvida numa trama de corrupção internacional de tal forma sinistra e ameaçadora que pode comprometer a existência da própria Terra. Num futuro no qual os direitos, outrora considerados essenciais, se tornaram reféns do dinheiro, a replicante revela-se uma guerreira empenhada na luta contra esquemas de organização social baseados em preconceitos, regras rígidas e fanatismo, que põem em causa a existência de todos os seres.
O Peso do Coração é um romance distópico que, a partir do debate claro e atual das consequências das opções do presente, reflete de forma madura sobre as condições de vida e da morte, e sobre aquilo que é, na essência, a própria definição de humanidade, constituindo um regresso extraordinário ao mundo fascinante de Lágrimas na Chuva.
El Periódico de Catalunya
El Cultural
El País
nuevatribuna.es
Uma distopia, este é o segundo livro, que nos põe a pensar como será o futuro da humanidade dentro de um século. Apesar de muito provavelmente já não estarmos cá para ver in locco, não deixa de ser um pouco assustador pensar como será o futuro. A protagonista demonstra bastante espírito crítico para um replicante, mas isso é o que me fez gostar dela. Um bom livro!