O Oito
de Katherine Neville
Sobre
o LivroConta a lenda que os Mouros ofereceram a Carlos Magno um tabuleiro de xadrez que continha a chave para dominar o mundo.
Sul de França, 1790. No auge da Revolução Francesa, o lendário tabuleiro de xadrez de Carlos Magno, oculto há mais de um milénio nas profundezas da Abadia de Montglane, corre o risco de ser descoberto. As suas peças encerram um intricado enigma e quem o decifrar terá acesso a uma antiga fórmula alquímica que lhe concederá um poder ilimitado. Para mantê-las fora do alcance de mãos erradas, as noviças Mireille e Valentine deverão espalhá-las pelos quatro cantos do mundo.
Dois séculos depois, Catherine Velis, uma jovem perita informática, é enviada para a Argélia com o objetivo de desenvolver um software para a OPEP. Nas vésperas da sua partida de Nova Iorque, um negociante de antiguidades faz-lhe uma proposta misteriosa: reunir as peças de um antigo xadrez.
Cat vê-se assim envolvida na busca do lendário jogo de xadrez e torna-se numa das peças desta partida milenar, jogada ao longo dos séculos por reis e artistas, políticos e matemáticos, músicos e filósofos, libertinos e o próprio clero. Quem está de que lado? De quem será o próximo lance?
Passado e presente entrecruzam-se magistralmente neste thriller excecional de uma autora de culto em todo o mundo, considerada a grande precursora dos romances de Dan Brown.
People Magazine
Publishers Weekly
Boston Herald
Los Angeles Times Book Review
El pais
Com uma linguagem eloquente e uma história rica em citações e referências literárias (como O Monte dos Vendavais), figuras públicas (como Josephine Baker) e Mitologia (como Édipo).
História interessante, melhor do que o segundo livro (O Fogo), mas com uma revisão, a nível de erro ortográficos - erros em todas as paginas, muito mal cuidada
Um livro interessante que mistura um thriller com um pouco de romance e história. É bem escrito e roda em torno do xadrez, um desporto ignorado pelos jovens e que estimula muito o cérebro e devia ser mais incentivado