O Lugre
de Bernardo Santareno
Sobre
o LivroO Lugre constitui-se como um drama que narra a dureza da vida dos pescadores portugueses nos mares do Norte, ao serviço da frota bacalhoeira, bem como as tensões da vida a bordo e a relação quotidiana com o perigo, perante o qual os homens reagem de forma diferente. O confronto entre o homem e a natureza em plena força realça as diferentes facetas do ser humano.
A peça baseou-se nas experiências do autor e nas histórias que lhe foram contadas pelos marinheiros com quem se cruzou enquanto médico na frota bacalhoeira portuguesa na Terra Nova (narradas na obra Nos Mares do Fim do Mundo, também publicada pela E-Primatur com o apoio do Museu Marítimo de Ílhavo).
Bernardo Santareno criou um dos mais pungentes e poderosos textos da literatura portuguesa, traçando, nos diálogos, a vida dura de quem era obrigado a arriscar tudo e as diferentes reacções perante a adversidade.
A peça foi levada dezenas de vezes ao palco em Portugal e no estrangeiro e foi também adaptada para teatro televisivo, estando previstas uma série e um filme (Terra Nova) inspirados na obra.
As dificuldades, a dor, a morte, o mar. Páginas muito intensas sobre aquela que foi uma das grandes epopeias portuguesas do século XX, mostrada na sua crueza por alguém que a viveu de perto. Essencial
Bernardo Santareno leva-nos, desde a primeira letra até ao último ponto final desta peça, por um mar de emoções, sentindo-nos em palco, a representar ao lado de cada um daqueles imensos personagens. As angústias, medos, discussões, os sons do mar e do vento, tudo isso, que está descrito no texto, desenvolve-se à nossa volta. Fazemos parte da história. Um livro maravilhoso que se lê em pouco tempo, mas que fica muito mais tempo dentro de nós.