O Livro dos Lugares e outros Poemas

de A. M. Pires Cabral

editor: João Azevedo Editor, abril de 1999
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Cabral (Após longos anos de silêncio poético aí está um novo livro de poesia de A. M. Pires n. 1941, em Chacim, Macedo de Cavaleiros), um regresso aos lugares e histórias de Trás-os-Montes e das suas gentes, que entretanto nos fora mostrando em romances ou livros de contos.

« Território habitado por velhos, imigrantes, ciganos, que coexistem com animais como a cobra, as galinhas, o galo, o burro (personagem de um dos seus mais emblemáticos poemas), a poesia trabalhada pedra a pedra, peneirada, de A. M. Pires Cabral, elege como mestres Sá de Miranda e Camões. Destes, bem como da tradição anónima das quadras populares, recria os motivos, as imagens e os ritmos, não permitindo assim que nesta civilização urbana e tecnicista caia no olvido tudo aquilo que a vociferação dos políticos pode levar alguns a esquecer: os lugares que a incúria dos homens abandonou, a inanidade da guerra (vejam-se os seus poemas sobre o Vietname e Hiroxima), o corpo como lugar de ira e desejo, e, sobremaneira, a possibilidade de cada um de nós construir um rosto favorecido de limpidez e verdade.» Jorge Gomes Miranda, Público, 11/2/00

O Livro dos Lugares e outros Poemas

de A. M. Pires Cabral

Propriedade Descrição
ISBN: 9789729001383
Editor: João Azevedo Editor
Data de Lançamento: abril de 1999
Idioma: Português
Dimensões: 190 x 160 x 7 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 72
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Poesia
EAN: 9789729001383
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
A. M. Pires Cabral

A.M. Pires Cabral nasceu em Chacim, Macedo de Cavaleiros, em 1941. Licenciou-se em Filologia Germânica. Foi professor e animador cultural, responsável pela participação de Vila Real no Projeto 5.2 do Conselho da Europa («Políticas Culturais nas Cidades») e coorganizador das Jornadas Camilianas de Vila Real. É conhecido sobretudo como ficcionista e poeta.
Na área da ficção, publicou até ao momento oito livros de contos e seis romances, tendo ganho o Prémio Círculo de Leitores (com Sancirilo), o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco (com O Porco de Erimanto) e o Grande Prémio de Literatura DST (com O Cónego). Antes de O Quartel, publicou nesta mesma coleção o romance Feliciano (2021).
Na área da poesia, estreou-se em 1974 com Algures a Nordeste e publicou até hoje 20 títulos. Foram-lhe atribuídos o Prémio D. Dinis (com Que Comboio É Este e Douro: Pizzicato e Chula), Prémio Luís Miguel Nava (com As Têmporas da Cinza), PEN Clube (com Arado), Prémio Autores SPA 2014 (com Gaveta do Fundo), Prémio Nacional Literário João de Deus 2021 (com Frentes de Fogo). Caderneta de Lembranças, o seu mais recente livro de poemas, foi distinguido em 2022 com o Prémio de Poesia António Gedeão e com o Prémio Ruy Belo.

(ver mais)
Os Dias de Grijó

Os Dias de Grijó

10%
Lema d`Origem
11,70€ 13,00€