O Islamismo Radical e o Combate às Suas Ameaças: da Dawa à Jihad
de Francisco Gonçalves
Sobre
o Livro"…foi o título encontrado para enquadrar um trabalho que é simultaneamente rigoroso, enciclopédico e pormenorizado no detalhe que releva para a centralidade do tema. Certamente que os decisores públicos ou privados, institucionais ou empresariais, não deverão ignorar o ambiente em que actuam e seguramente que, entre outros, a geografia do petróleo, da energia, da religião e do terrorismo não cede a decisões fáceis, porque todos sabem que colocar Deus no campo de batalha ou no centro da vida política dos povos não corresponde ao paradigma de visão em que as principais instituições do eurocentrismo contemporâneo fazem assentar grande parte das suas decisões.
Como se disse, o fenómeno do terrorismo é bem conhecido de todos, mas as várias contribuições que os investigadores científicos de áreas de saber distintas podem emprestar à discussão, ajudarão a melhor se percepcionar o fenómeno, as suas causas, as expectativas e as bandeiras usadas."
Opinião
dos leitoresDetalhes
do ProdutoLivros em Português > Religião e Moral > Islamismo e Maometismo
Como o Professor José Fontes prefaciou o livro, resolvi adquiri-lo e fiquei muito surpreendida. Este livro explica de uma forma muito precisa o fenómeno do radicalismo islâmico, que não se circunscreve apenas ao terrorismo. Afinal, existem radicais islâmicos que apesar de não recorrerem à violência, pertencem à outra face da mesma moeda, pois quer os terroristas, quer os radicais não violentos, pretendem instaurar o Estado Islâmico e a xária na Europa. Como apontamento final, verifica-se que este livro dispõe de um dicionário de vocábulos da língua árabe e de uma cronologia que é muito útil para quem quer saber um pouco mais sobre esta realidade, assim como o autor foi muito rigoroso nas fontes e na bibliografia utilizada.