10% de desconto

O Impacto das Bombas

Açores: mapas, fotografias e poemas

de Victor-Hugo Forjaz

editor: Letras Lavadas, junho de 2017
VENDA O SEU LIVRO i
Meu Amigo Ernesto Chaves Rezendes, impressor das ilhas dos Açores na sua empresa Nova Gráfica, pediu-me, como vulcanólogo descendente dos Capelinhos de 1957 e editor viciado de temas telúricos, que descobrisse uma bomba vulcânica isenta de fumos pegajosos com data credível (~800 anos), sem as rugosidades das moldagens lávicas recentes, virgem e negra como o são os rochedos magmáticos, sem os avermelhados das inebriantes corrosões químicas gasovulcânicas.
Ainda outra condicionante - o estado reológico-físico do achado rochoso deveria permitir raspar geometricamente o respectivo útero, ali escondendo imagens do fascínio insular paisagístico, destinadas ao Presidente dos Portugueses, Professor Catedrático Marcelo Rebelo de Sousa.
De facto, as bombas constituem um produto vulcânico peculiar - são pedaços que se separaram de uma massa rochosa hipertérmica e hiperbárica, em fusão (possivelmente vinda de cerca de 4 km de profundidade) e que são projectados para a atmosfera, seguindo uma trajectória balística. Conforme o percurso, rodam sobre si, adquirem aspectos fusiformes e estatelam--se nas encostas do vulcão progenitor.
Algumas arrefecem inteiras; outras, mais raras, conseguem aterrar com uma mimosa e aerodinâmica caudinha... Os vulcanólogos estudam-nas com muitas finalidades. Os coleccionadores agrupam-nas conforme os tamanhos e as formas, desde as pechinchinhas (as bombetes) às gigantescas bombonas do Vesúvio."Mas os vulcões são como as mulheres, imprevisíveis. Umas vezes produzem bombas, outras vezes não...", assim o afirmei em oração de sapiência da Universidade dos Açores. Apenas Stromboli tem sido, desde há séculos, o grande fabricante de bombas da Mãe Natureza. Voltaire, Diderot, Rémisat, Heidegger - descreveram o misticismo desses voluptuosos arremessos.
Que esta peça repouse como recordação de quem quer penetrar, nos Açores, nos segredos da Natureza (Rerum cognoscere causas - Virgílio). Victor-Hugo Forjaz, Professor Catedrático

O Impacto das Bombas

Açores: mapas, fotografias e poemas

de Victor-Hugo Forjaz

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897351389
Editor: Letras Lavadas
Data de Lançamento: junho de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 139 x 105 x 11 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 68
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Exatas e Naturais > Geologia
EAN: 9789897351389
Victor-Hugo Forjaz

Victor-Hugo Forjaz nasceu na ilha do Faial, em 1940.
Doutorado em Vulcanologia de Engenharia e agregado em Geotermia pela Universidade dos Açores, é Professor Catedrático do Departamento de Geociências.
Foi diretor do Programa Geotérmico dos Açores e coordenador da Rede Universitária de Vigilância Vulcânica e Sísmica, co-fundador da Sociedade Internacional de Planetologia e co-fundador do Centro de Vulcanologia do Instituto Nacional de Investigação Científica, fundador do Instituto de Geociências dos Açores e co-representante de Portugal na Rede Europeia de Vulcanologia.
É presidente do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores.
Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, é autor ou co-autor de 150 publicações científicas.

(ver mais)