O Homem das Cartas de Londres

de José António Barreiros
editor: Gótica, abril de 2003
5,00€
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO
Funcionário da Embaixada de Portugal em Londres, em 1942-1943, Rogério havia sido recrutado em Lisboa pelos agentes do Eixo.

Os seus contactos [«Francisco Mendes» e «Manuel Castro»] esperavam que lhes enviasse, através da mala diplomática, mensagens em tinta invisível sobre elementos de informação que recolhesse em Inglaterra.

Uma dessas cartas foi interceptada pelo MI5 que tinha conhecimento das suas actividades através de escuta e descodificação das comunicações rádio telegráficas alemãs, efectuadas em Bletchley Park.

Julgado no «Old Bailey», Menezes foi condenado à morte, mas na sequência de um jogo diplomático de alto nível, no qual se envolveu o próprio Oliveira Salazar, o Rei Jorge VI comutou-lhe a pena. A política oficial portuguesa de «neutralidade colaborante» conheceu então um dos seus momentos críticos.

Nas suas memórias, escritas após a fuga para a URSS, «Kim» Philby refere o caso de Menezes, no qual se envolveu, com afecto. Numa recente publicação britânica sobre o «Camp 020», o local de interrogatório dos espiões estrangeiros aprisionados em Inglaterra, o seu director, tenente-coronel Stephens refere-se à neutralização de Menezes como «um dos grandes sucessos do MI5».

O seu biógrafo teve o privilégio de o encontrar ainda vivo, em Castelo Branco, pelo que parte da investigação que subjaz ao livro decorre do seu contributo.

O Homem das Cartas de Londres

de José António Barreiros

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727920877
Editor: Gótica
Data de Lançamento: abril de 2003
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 235 x 16 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 208
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Outras Formas Literárias
EAN: 9789727920877
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

SOBRE O AUTOR

José António Barreiros

José António Barreiros nasceu em Malanje, Angola, em 1949. É advogado criminalista e autor de vários livros sobre essa área jurídica. Tem estudado a guerra secreta em Portugal no período 1939-1945, sendo autor do site 24Land. Sobre esse tema publicou O Espião Alemão em Goa e Traição a Salazar (ambos pela Oficina do Livro), além de Nathalie Sergueiew – Uma Agente Dupla em Lisboa, Rogério de Menezes – O Homem das Cartas de Londres, Leslie Howard – O 13.o Passageiro e 00 Fleming – Ensaio sobre a Imortalidade. Na ficção escreveu Contos de Desaforo e Infinito Majestoso.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR