O Grito da Garça
de Filomena Cabral
Sobre
o LivroEm "O Grito da Garça", a simultaneidade dos tempos proporciona, pela confluência ou contaminação das vozes e das disciplinas, um espaço onde a época medieval e a actualidade se encontram.
Pertencendo o mito amoroso (também o de Pedro e Inês) ao universo da palavra e da memória, a uma cultura emocional, a presente encenação é afectada pela contingência (da ordem do eterno) inclusa na intenção histórica de múltiplos registos prévios, conduzindo à glosa, como dialéctica.
A exaltação poética, subsidiada pelo imaginário, o conhecimento geral do tema possibilitam o corte telescópico, levando a uma leitura distanciada de "O Grito da Garça", texto que apela ao delírio comum, onde a linguagem, sempre responsável pela edificação do mito, se não cingiu à coerência original, anuindo a uma representação em que as cenas são demarcadas, concorrem para o fluxo textual, metaforizando o curso do riacho.
No horizonte nostálgico, as personagens míticas dos amantes continuam a debater-se na armadilha do desejo, submetendo-se ao amor.
Detalhes
do ProdutoLivros em Português > Literatura > Teatro (Obra)