10% de desconto

O Fantasma Negro do Império

A longa morte da escravatura e o fracasso da emancipação

de Kris Manjapra
Livro eBook
Editor: Temas e Debates, Janeiro de 2024 ‧
19,90€
17,91€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
portes grátis
Para compreender por que motivo o fantasma da escravatura continua ainda hoje a assombrar a sociedade, precisamos de olhar não só para o que ela foi, mas também para a maneira inacabada como terminou.

Neste livro, o aclamado historiador e professor Kris Manjapra identifica cinco tipos de emancipação e explica-os por ordem cronológica, bem como o duradouro impacte que tiveram nos grupos escravizados nas duas margens do Atlântico. Entre as décadas de 1770 e 1880 ocorreram por todo o mundo atlântico diferentes géneros de emancipação: as Emancipações Graduais da América do Norte, a Emancipação Revolucionária do Haiti, as Emancipações Compensadas dos impérios ultramarinos europeus, a Emancipação pela Guerra do Sul Americano e a Emancipação da Conquista que alastrou por toda a África subsariana.

Tragicamente, não obstante um século de abolições e emancipações, persistem sistemas de servidão social disfarçados e reconfigurados. Ainda hoje vivemos com estes finais inacabados. na prática, todas as emancipações que alguma vez ocorreram reacenderam a violência racial contra as comunidades negras e reafirmaram a teimosa persistência da ideia da supremacia branca.

Manjapra mostra como, no meio desta história inacabada, organizadores e ativistas vindos das bases se tornaram guardiões da recuperação e reabilitação coletivas; não só para o nosso presente, mas também para a nossa relação com o passado.

O Fantasma Negro do Império ilumina a funda brecha entre a ideia do fim da escravatura e a sua perpetuação de facto sob várias formas - expondo as sombras que persistem até hoje.

«Levanta questões importantes, demasiadas vezes ignoradas pela narrativa ocidental sobre o fim da escravatura e o mortífero impacte global do nosso imperialismo.»
Spectator

«Uma perturbadora contranarrativa à tendência congratulatória da história abolicionista.»
New Statesman

«Uma das grandes forças deste livro é a sua enorme abrangência. O Fantasma Negro do Império lança uma poderosa luz sobre aquilo que a visão convencional da emancipação deixa muitas vezes de fora: que a emancipação, nos Estados Unidos e não só, procurou com frequência servir os interesses económicos dos proprietários de escravos ao mesmo tempo que negava aos negros qualquer proteção sustentada contra os antigos donos ou os meios económicos que poderiam garantir uma genuína igualdade.»
New Republic

«Aprofunda o tópico da liberdade, analisa as múltiplas emancipações que ocorreram nos séculos XVIII e XIX, dos Estados Unidos às Caraíbas e a África, e descobre um fio comum.»
The Atlanta Journal Constitution

O Fantasma Negro do Império

A longa morte da escravatura e o fracasso da emancipação

de Kris Manjapra

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896447700
Editor: Temas e Debates
Data de Lançamento: Janeiro de 2024
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 237 x 23 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 296
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > História > História em Geral
EAN: 9789896447700
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

SOBRE O AUTOR

Kris Manjapra

Kris Manjapra nasceu em 1978 nas Caraíbas de ascendência africana e indiana. Cresceu no Canadá e completou a sua formação académica na Universidade de Harvard. Foi professor de História na Universidade Tufts e venceu o Emerging Scholar Award em 2016 da revista Diverse. Bolseiro do Berlin Institute for Advanced Study, do Radcliffe Institute for Advanced Study e da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, é atualmente Stearns Trustee Professor de História e Estudos Globais na Universidade Northeastern, em Boston.
A investigação de Kris Manjapra situa-se na interseção da história transnacional com o estudo crítico da raça e do colonialismo. É autor de outros quatro livros: M.N. Roy: Cosmopolitanism and Colonial Marxism (2010); Cosmopolitan Thought Zones of South Asia (2010, coordenador); Age of Entanglement: German and Indian Intellectuals Across Empire (2014, vencedor do International Merck-Tagore Prize); e Colonialism in Global Perspective (2020).

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU