10% de desconto

O Fantasma do Rei Leopoldo

Uma história de ganância, terror e heroísmo na África colonial

de Adam Hochschild
Editor: Gradiva, março de 2026 ‧
19,00€
17,10€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
portes grátis
Finalista do prémio The National Book Critics Circle, O Fantasma do Rei Leopoldo é o relato verdadeiro e assombroso do regime brutal do rei Leopoldo e do seu efeito duradouro numa nação arruinada, que, nesta nova edição, conta com uma introdução da premiada romancista Barbara Kingsolver.

No final do século XIX, enquanto as potências europeias repartiam entre si o continente africano, o rei de um pequeno país sonhava ter a sua própria colónia. Leopoldo II da Bélgica viu no explorador Henry Morton Stanley o instrumento ideal para concretizar os seus planos. Dando instruções a Stanley para obter o máximo de terra que conseguisse, Leopoldo apoderou-se de um território oitenta vezes maior do que a Bélgica. Manobrando com astúcia os meios diplomáticos, convenceu o mundo de que os seus intuitos eram humanitários. No entanto, os mais atentos aperceberam-se de que, sob o verniz das palavras do filantropo, se escondia uma realidade aterradora. O que se estava a passar no «Estado Livre do Congo» nada tinha a ver com progresso: era uma pilhagem sem precedentes feita à custa do sangue dos congoleses, com o lucro fabuloso do saque a ir diretamente para os bolsos do rei.

Pondo em cena personagens mais vívidas e sedutoras do que as de um romance, este livro brilhante inscreve para sempre na consciência humana um episódio brutal da História da colonização moderna.

O Fantasma do Rei Leopoldo

Uma história de ganância, terror e heroísmo na África colonial

de Adam Hochschild

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897854101
Editor: Gradiva
Data de Lançamento: março de 2026
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 232 x 22 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 368
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > História > História da Europa
EAN: 9789897854101

Grande oportunidade

Sandro Gonçalves

Muito agradado aproveitei a promoção desta publicação comemorativa desde a primeira edição à 25 anos!

Muito bom

João Duarte

Um veradeiro facínora, o rei Leopoldo. É a história desse rei que considerava o congo um território seu (e não da Bélgica) que este livro retrata. Muito bem esacrito e documentado. Cinco estrelas.

SOBRE O AUTOR

Adam Hochschild

Adam Hochschild, escritor, jornalista, professor universitário e conferencista americano, ficou mundialmente célebre pela obra O Fantasma do Rei Leopoldo. Hochschild nasceu em 1942 na cidade de Nova Iorque e formou-se em História e Literatura na Universidade de Harvard.
Enquanto estudante universitário, passou um Verão a trabalhar num jornal que se opunha ao governo segregacionista da África do Sul e foi, em 1964, ativista pelos direitos civis no Mississippi. Estas duas experiências políticas seriam cruciais na determinação da sua carreira como escritor. Mais tarde, fez parte do movimento contra a guerra do Vietname e, depois de vários anos a trabalhar como repórter num jornal diário, iniciou a atividade de escritor e editor da revista de esquerda Ramparts. Em meados da década de 70, foi um dos cofundadores da revista Mother Jones.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU