O Fabricante de Bonecas de Cracóvia Livro
de R. M. Romero; Tradução: Fátima Andrade
O poder do amor e do instinto de sobrevivência, vivido de um modo fantasioso, até nos tempos mais sombrios
15,90€
i
Sobre
o Livro
Sinopse
UMA ALUSÃO A ACONTECIMENTOS REAIS
OCORRIDOS NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Há guerra.
Há dor.
Mas há magia e há esperança.
Cracóvia, Polónia, 1939.
Por magia, uma boneca chamada Karolina adquire vida numa loja de brinquedos e torna -se amiga do amável e discreto fabricante de bonecas, que é também o proprietário da loja.
Quando a ocupação nazi se abate sobre a cidade, Karolina e o Fabricante de Bonecas têm de recorrer à magia para salvar, custe o que custar, os seus amigos judeus dos perigos iminentes que pairam sobre eles.
Reunindo uma atmosfera de magia, história, tradições e cultura local, esta impressionante narrativa fala -nos sobre como encontrar esperança e amizade nos lugares mais tenebrosos.
Opinião
dos leitoresDetalhes
do ProdutoO Fabricante de Bonecas de Cracóvia
ISBN: 9789722360999
Edição: 10-2017
Editor: Editorial Presença
Idioma:
Português
Dimensões: 149 x 228 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 288
Tipo de Produto: Livro
Coleção:
Ficção Juvenil
Classificação Temática:
Livros em Português
> Infantis e Juvenis
> Literatura Juvenil
Um livro de leitura fácil, que nos remete para uma realidade paralela vivida durante um período negro da Nossa história. O Holocausto. Para quem goste de esmiuçar este tema, é um livro que nos remete a pensar no fantástico, no mágico, na força das ligações não só humanas mas dos objetos que passaram ao longo da nossa vida. O confronto entre o bem e o mal. A história de um Fabricante de Bonecas, Cyryl, solitário que dá vida a uma boneca que contruíra, Karolina, para lhe fazer ver o lado mais bonito da existência. Fazer amigos que acabam por ser família e defendê-los do mal mesmo pondo em risco a própria vida é das maiores provas de amor pelo próximo. E uma das mais importante lições que este Fabricante de Bonecas nos traz é que independentemente do desfecho desta história devemos sempre relembrar quem se cruzou na nossa vida e que de alguma maneira foi importante para nós. Por isso não devemos esquecer o que aconteceu. Devemos honrar a memória dos milhões de pessoas que perderam as suas vidas durante o Holocausto.
Um livro simples de leitura fácil que se devora rápido demais ,pois ficamos com vontade de continuar. Este livro mistura fantasia e magia com a crueldade humana vivida no tempo nazi, uma história de amizade e união muito linda mas muito triste. O livro tem ilustrações magníficas. Vale a pena ,aconselho .
Mais um livro sobre o que foi o terror nazi, que expressa atrocidades cometidas contra milhares de inocentes. Mais um livro que nos mostra a aversão e a repugnância perante uma raça. Mais um livro que, sob uma perspetiva diferente, nos mostra que muitos foram os que não conseguiram escapar à loucura de um homem. É um livro que nos prova que durante o holocausto o poder do amor e do instinto de sobrevivência estavam bem presentes nos momentos mais obscuros da história da humanidade. No centro da guerra e da indiscritível dor que tomava conta dos que iam e dos que ficavam no gueto, que surge a magia e a esperança. Porque é essa magia e esperança que mantém vivo o amor e o instinto de sobrevivência numa época em que o racismo, o medo, o ódio e a xenofobia faziam oscilar a bandeira do nazismo. As personagens escolhidas pelo autor personificam as mentalidades da época. Erich Brandt representa todos os que escolhem a crueldade e a intolerância. O padeiro Dombrowski representa todos os que preferem ignorar e fechar os olhos às atrocidades que acontecem à sua volta. E Cyryl, o fabricante de bonecas, representa a coragem e a compaixão de todas as pessoas que, mesmo com medo das represálias e de acabarem por ter o mesmo destino dos judeus, os ajudavam a sobreviver a mais um dia. Porque a escolha daquilo que queremos fazer é sempre nossa. Karolina, juntamente com as outras bonecas são o sinal que entre o medo havia esperança. No fundo sempre acreditou que onde há magia, há esperança. Um bom livro de leitura fácil e com uma base muito interessante.
É um livro simples, com uma história que funde a realidade histórica com a fantasia ; e a beleza com a tristeza ao longo das suas páginas. Recomendo vivamente.