O Direito e a Cooperação Ibérica II
Sobre
o LivroAutores: Alexandra Aragão, António José Avelãs Nunes, Dionisio Fernández de Gatta Sánchez, F. Jesús Carrera Hernández, Fernanda Paula Oliveira, Fernando Alves Correia, Fernando Carbajo Cascón, João Rato, José Carlos Vieira de Andrade, Juan Manuel Bautista Jiménez, María Felisa de Nó Vázquez, Nicolás Rodríguez García, Ricardo Rivero Ortega
A presente colectânea reúne os trabalhos apresentados pelos conferencistas convidados a participar no II Ciclo de Conferências "O Direito e a Cooperação Ibérica", que decorreu em 2004 e nos Encontros que tiveram lugar em 2005.
Os trabalhos apresentados no I Ciclo, que decorreu em 2003, foram editados pela Campo das Letras em 2004, sob o título "O Direito e a Cooperação Ibérica - I Ciclo de Conferências", 2º volume da Colecção Iberografias.
Organização conjunta do Centro de Estudos Ibéricos, do Conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Advogados do Ilustre Colegio de Abogados de Salamanca, estas iniciativas contaram com a coordenação científica das Faculdades de Direito das Universidades de Coimbra e de Salamanca e visaram a discussão de temáticas e problemas práticos decorrentes da legislação e da sua aplicação no espaço ibérico e europeu.
O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) é uma associação transfronteiriça sem fins lucrativos formada pela Câmara Municipal da Guarda, Universidade de Coimbra, Universidade de Salamanca e Instituto Politécnico da Guarda.
A ideia partiu do Professor Eduardo Lourenço por ocasião das Comemorações do Oitavo Centenário da Guarda, a 27 de Novembro de 1999, tendo em vista a criação de um Centro de Estudos que contribuísse para um renovado conhecimento das diversas culturas da Península e para o estudo da Civilização Ibérica como um todo.
Criado formalmente em Maio de 2001, o CEI tem vindo a afirmar-se como um pólo privilegiado de encontro, reflexão, estudo e divulgação de temas comuns e afins a Portugal e Espanha, com especial incidência na região transfronteiriça.