O Deputado da Nação Livro
de Miguel Real e Manuel da Silva Ramos
Sobre
o LivroUmbelino Damião nasceu pobre. Ainda jovem, emigrou para Paris, onde viveu o Maio de 1968, andou pelo Brasil fugido de Faustina, uma compatriota por ele tomada de amores, e combateu em Moçambique, na Guerra Colonial. De regresso a Lisboa, sem trabalho, decide abrir um bordel, frequentado pela alta sociedade, onde conhece o futuro presidente do Partido. Por essa razão, decide entrar na política, sendo deputado durante várias legislaturas. Fora do Hemiciclo, faz negócios pouco transparentes com autarcas e chineses e inventa um creme de leite de burra que faz rejuvenescer as mulheres.
É um oportunista charmoso e um batoteiro simpático, os negócios prosperam, mas o seu grande sonho (ser porteiro do MoulinRouge) continua por cumprir. Um dia conhece o misterioso professor Souto e a sua vida mudará.
Idealizado por dois dos mais originais e consagrados escritores portugueses, O Deputado da Nação é uma maravilhosa mas implacável sátira à classe política e aos que em volta dela gravitam, sobrepondo os interesses pessoais aos da traumatroiquizada sociedade actual.
através da vida, origens e carreira de um deputado do parlamento, do partido do governo (de direita), um deputado que “fazia quase tudo pela nação” e disso se convenceu mesmo. As suas origens na província, a passagem pelo seminário, a guerra em Moçambique, a emigração para França e depois para o Brasil, o retorno a Portugal, o negócio de um bordel, o cruzamento com figuras políticas, os rabos-de-palha e a ascensão política. Depois a vida “sonolenta no parlamento” os negócios paralelos, desde os negócios com autarquias na construção de rotundas e piscinas até aos sabonetes de leite de burra e as fardas anti raios e tempestades para equipar toda a proteção civil.