O Cónego Manuel das Neves

Um Nacionalista Angolano. Ensaio de Biografia Política

de José Manuel da Silveira Lopes

editor: Nova Vega, julho de 2017
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Considerado como uma figura relevante da história de Angola, o cónego Manuel das Neves notabilizou-se pela rara coragem com que inscreveu o seu nome nas lutas de independência desse país. Indignado com as iniquidades e prepotências exercidas sobre o seu povo, começou por as denunciar do alto do seu púlpito mas foi sobretudo na condição de vogal efectivo do Conselho do Governo da colónia, lugar que ocupou em 1945, que a sua voz se levantou com mais ímpeto.

Mais tarde, não hesitou em inspirar a "rebelião de 1961" e apoiar as actividades da UPA, por achar que mais do que padre tinha a obrigação de defender um povo oprimido. Essa tão difícil decisão, entre o dever eclesiástico e a luta pela independência de Angola, valeu-lhe naturalmente a prisão e a reclusão até ao fim dos seus dias.

O Cónego Manuel das Neves

Um Nacionalista Angolano. Ensaio de Biografia Política

de José Manuel da Silveira Lopes

ISBN: 9789897500640
Editor: Nova Vega
Ano: 2017
Idioma: Português
Dimensões: 170 x 240 x 15 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 216
Tipo de produto: Livro
Coleção: O Facto e a Verdade
Classificação temática: Livros em Português > História > História da África Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789897500640
José Manuel da Silveira Lopes

José Manuel da Silveira Lopes licenciou-se em História, pela Faculdade de Letras de Lisboa, em 1969. Elaborou e apresentou então, sob a orientação do Prof. Jorge Borges de Macedo, uma dissertação sobre história medieval de Portugal. Esteve ligado a projetos de investigação, em colaboração com os Professores A. H. Oliveira Marques e Vitorino Magalhães Godinho.

Sob a direção deste último traduziu um manual universitário de história da China, O Mundo Chinês. Recentemente, dedicou-se ao estudo e divulgação de temas da história de Portugal. Participou na publicação de estudos sobre a história da CP no último século (2010) e publicou, em 2014, Misericórdia do Barreiro (1900/2012).

(ver mais)