Wook.pt - O Comércio de Emissões Poluentes à Luz da Constituição da República Portuguesa

O Comércio de Emissões Poluentes à Luz da Constituição da República Portuguesa

de Tiago Antunes 

13,13€
10%
10% de desconto em CARTÃO
Envio até 10 dias
Sinopse

O trabalho que agora se dá à estampa corresponde, com ligeiras adaptações, ao Relatório de Mestrado que apresentei, em 2003, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, no âmbito do Seminário de Direito Constitucional então orientado pelo Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.
Embora tardiamente face à data em que foi redigido, este escrito vê a luz do dia numa altura crucial. A entrada em vigor do Protocolo de Quioto (após a ratificação da Rússia) ocorreu há cerca de um ano, em 16 de Fevereiro de 2005, sendo que o período crítico de cumprimento das metas de Quioto se aproxima a passos largos, com início j á em 2008. Também no que respeita ao comércio europeu de licenças de emissão (CELE) de gases com efeito de estufa, a primeira fase iniciou-se há pouco mais de um ano, em l de Janeiro de 2005; em Portugal, as licenças de emissão para esta primeira fase começaram a ser atribuídas a partir de Setembro de 2005; e o Registo Português de Licenças de Emissão iniciou funções pouco depois, a 15 de Novembro, possibilitando assim a transacção dos "direitos a poluir". Ou seja, o mercado de emissões poluentes, quer a nível internacional, quer a nível comunitário, quer até ao nível interno, começa a dar os seus primeiros passos e a ganhar um protagonismo e uma visibilidade crescentes. A possibilidade de se comprar e vender poluição deixou, portanto, de ser uma ficção, deixou de ser um projecto e passou a ser realidade. Uma realidade ainda pouco conhecida e pouco estudada, mas já presente nos nossos dias. Eis porque se justifica, a meu ver, publicar agora este estudo, em que procurei averiguar da constitucionalidade de um mecanismo através do qual se comercializam quotas de poluição e traçar algumas directrizes constitucionais a que deverá obedecer o mercado de emissões poluentes. Cumpre, porém, fazer uma advertência. O texto que se segue, bem como a investigação que lhe deu origem, foram realizados há cerca de três anos, numa altura em que o mercado de emissões poluentes não tinha a maturação e a densidade normativa de que hoje se reveste. Por essa razão, no presente trabalho não se analisam em detalhe as soluções vertidas na Directiva comunitária que instituiu o sistema de comércio de licenças de emissão de gases com efeito de estufa (Directiva 2003/87/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 13 de Outubro de 2003, posteriormente alterada pela Directiva 2004/101 /CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de Outubro de 2004), cuja versão final e definitiva não era ainda - à altura - conhecida, nem tão pouco a forma como tal Directiva veio a ser transposta para o ordenamento jurídico nacional (através do Decreto-Lei n.° 233/2004, de 14 de Dezembro, posteriormente alterado pelo Decreto-Lei n.° 243-A/2004, de 31 de Dezembro, pelo Decreto-Lei n.° 230/2005, de 29 de Dezembro, e pelo Decreto-Lei n.° 72/2006, de 24 de Março).
Tenho vindo a acompanhar a (intensa) evolução normativa no domínio do comércio de emissões poluentes e a aprofundar a investigação que há três anos atrás iniciei. No entanto, opto por publicar este texto com apenas ligeiras alterações face à sua versão original. Primeiro, porque ele reflecte o trabalho que, num determinado momento e para um determinado efeito, foi elaborado, atestando o estádio da investigação e da reflexão operadas até esse preciso momento. Segundo, porque uma actualização completa e ambiciosa deste trabalho tornaria inviável, quer a sua publicação em tempo útil, quer a concretização de outros trabalhos já em vista sobre o tema. Fica, pois, prometido para o futuro um outro estudo que, em desenvolvimento do actual, proceda a uma análise detalhada das condições de funcionamento do mercado de emissões poluentes, tal como plasmado na Directiva comunitária e nos diplomas nacionais de transposição.
Por fim, os agradecimentos. Não posso deixar de me referir ao Sr. Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, que teve a abertura de me deixar trabalhar um tema tão pouco ortodoxo e, à primeira vista, tão longínquo da dogmáticajus-constitucionalista; que me estimulou a prosseguir e a aprofundar a investigação; e que não deixou de formular críticas, comentários e sugestões, que certamente contribuíram para o aperfeiçoamento do trabalho. Quero ainda agradecer ao Dr. Rui Machete, pela disponibilidade para trocar opiniões sobre alguns dos tópicos aqui analisados, pelas sugestões que então me deu, pelo acesso à sua biblioteca e à da FLAD, pelo constante apoio e pelo incentivo que sempre me tem transmitido. Quero também agradecer à Dra. Carla Amado Gomes, pela disponibilidade que manifestou para efectuar uma leitura crítica do presente trabalho e pelos comentários que então formulou. Por fim, quero agradecer à Maria João Serôdio, pelas suas sábias observações e pelo precioso encorajamento.
Escusado será dizer que as opiniões aqui expressas e os juízos de valor aqui formulados me vinculam a mim, e apenas a mim.
Lisboa, Março de 2006

O Comércio de Emissões Poluentes à Luz da Constituição da República Portuguesa
ISBN: 9789726290315Edição ou reimpressão: Editor: AAFDLIdioma: PortuguêsDimensões: 158 x 229 x 22 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 268Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros em Português > Ciências Exatas e Naturais > Ecologia
Livros em Português > Direito > Direito Constitucional
Livros em Português > Direito > Direito do Ambiente
X
Coloque aqui o seu comentário
O Comércio de Emissões Poluentes à Luz da Constituição da República Portuguesa
a sua avaliação:
X
Obrigado pela sua contribuição!

O seu comentário foi enviado para validação.

Nota:
A WOOK reserva-se ao direito de não validar textos que não se foquem na análise do conteúdo do livro ou produto. Caso pretenda colocar alguma questão sobre o artigo deverá fazê-lo através do Centro de Contacto.
X
imagem
X
wook deve saber
Promoção válida para o dia 25-05-2017

Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
X
recomendar
O Comércio de Emissões Poluentes à Luz da Constituição da República Portuguesa de Tiago Antunes 
Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:

Se pretende enviar esta recomendação para mais de um endereço de e-mail, separe na caixa anterior os endereços com ",". Ex: abc@abc.pt,xyz@xyz.pt

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
alerta de artigo novamente disponível

De momento, este produto não se encontra disponível no fornecedor. Caso o mesmo volte a ficar disponível, poderemos notifica-lo, bastando para tal que nos indique o seu endereço de email.

X
O seu pedido foi registado com sucesso.
Caso este produto fique disponível, será alertado por email
X
wook deve saber
Este eBook pode ser lido em qualquer dispositivo com browser, sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura.
Após a compra, o eBook é disponibilizado de imediato na sua Biblioteca Wook, onde poderá ler e organizar todos os seus eBooks e à qual poderá aceder a partir do site WOOK ou da nossa aplicação (APP).
A versão web da Biblioteca Wook está otimizada para as versões mais recentes dos browsers Google Chrome, Internet Explorer, Safari, Firefox e Edge.
Para otimizar o acesso à sua Biblioteca Wook e ter acesso à opção de leitura em modo offline (sem ligação à internet) deverá instalar a nossa APP de leitura:
X
wook deve saber
Este eBook está encriptado com DRM (Digital rights management) da Adobe e é aberto na aplicação de leitura Adobe Digital Editions (ADE) ou em outras aplicações compatíveis.
Após a compra, o eBook é de imediato disponibilizado na sua área de cliente para efetuar o download.

Para ler este eBook num computador instale a aplicação Adobe Digital Editions.
Antes de instalar o Adobe Digital Editions, veja aqui o vídeo de ajuda:
Para ler este eBook em tablet e smartphone instale a aplicação Adobe Digital Editions para IOS ou Android.
X
wook deve saber
O PDF é um formato de arquivo digital desenvolvido pela Adobe e que disponibiliza uma imagem estática das páginas do livro e, independentemente do dispositivo de leitura, não redimensiona o texto ao tamanho do ecrã do dispositivo.
X
wook deve saber
O ePUB é um formato que proporciona uma excelente experiência de leitura dado que permite o redimensionamento do texto ao ecrã do dispositivo de leitura, aumentar ou diminuir o tamanho do texto, alterar o tipo de fonte, entre outras funcionalidades
X
não encontrou wook procura?
Nós procuramos por si!

A sua identificação:

A identificação do livro que procura:

O seu pedido foi enviado com sucesso!
X
envie esta lista aos seus amigos
lista de desejos

A identificação da pessoa a quem quer enviar esta lista:

X
A sua lista de compras foi enviada com sucesso para .
X
selecione o livro adotado:
X
wook deve saber


Oferta de portes, ou devolução do valor em cartão, para Portugal continental em CTT Expresso Clássico ou Rede Pickup. 30% de desconto, ou devolução em cartão, nos envios para as ilhas dos Açores e Madeira, em CTT Expresso Clássico. Tipos de envio disponíveis para encomendas até 10 kg.

Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2017. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.
X
wook deve saber


A devolução do valor dos portes de envio, em cartão Wookmais, será efetuada 18 dias após a faturação. Oferta válida para uma encomenda com entrega em Portugal.
X
wook deve saber


EM STOCK – ENVIO IMEDIATO
Se a sua encomenda for constituída apenas por produtos com esta disponibilidade e for paga até às 16 horas de um dia útil, será processada de imediato e enviada para o correio no próprio dia. Encomendas pagas após as 16 horas passarão para o processamento do dia útil seguinte. Esta disponibilidade apenas é garantida para uma unidade de cada produto e até 15 minutos após o registo da encomenda.

ENVIO ATÉ X DIAS
Esta disponibilidade indica que o produto não se encontra em stock e que demorará x dias úteis a chegar do fornecedor. Estes produtos, especialmente as edições mais antigas, estão sujeitos à confirmação de preço e disponibilidade de stock no fornecedor.

PRÉLANÇAMENTO
Os produtos com esta disponibilidade têm envio previsto a partir da data de lançamento.

DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Tipo de disponibilidade associada aos eBooks, que são disponibilizados de imediato, após o pagamento da encomenda, na sua biblioteca.

Para calcular o tempo de entrega de uma encomenda deverá somar à disponibilidade mais elevada dos artigos que está a encomendar o tempo de entrega associado ao tipo de envio escolhido.

X
a sua lista de desejos encontra-se vazia
Adicione à sua lista de desejos todos os produtos que deseja comprar mais tarde, envie-a aos seus amigos antes do seu aniversário, Natal ou outras datas especiais - quem sabe se eles o surpreendem!
Seja informado sobre promoções destes produtos
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.
X
Temos pena de o ver partir!
Pode voltar a subscrever as nossas newsletters a qualquer momento, na sua área de cliente em "Newsletters".
Junte-se à comunidade wook nas redes sociais:
X
wook deve saber


WOOK É O CHECKOUT EXPRESSO?
Esta modalidade de checkout permite-lhe comprar em dois cliques, seguindo diretamente para a confirmação de encomenda.

COMO FUNCIONA?
A encomenda é pré-preenchida com os dados que habitualmente utiliza - morada faturação, morada de entrega, forma de envio e tipo de pagamento. Para finalizar o processo, necessita apenas de confirmar os dados.

POSSO UTILIZAR OS MEUS VALES?
Vales e outros descontos que se encontrem no prazo de validade, serão igualmente considerados automaticamente na encomenda.

CONSIGO ALTERAR OS DADOS DA ENCOMENDA?
Sim. Antes de confirmar, tem ainda a possibilidade de alterar todos os dados e opções de compra.

EXCEÇÕES
O botão do Checkout Expresso só será visível se:
  • Selecionar previamente, na Área Cliente, as moradas habituais de envio e de faturação;
  • Associar uma conta wallet, quando a morada de envio selecionada é no estrangeiro;
  • Não incluir artigos escolares na encomenda.