10% de desconto

O Capitão dos Índios

de Ana Lígia Lira

editor: Oficina do Livro, fevereiro de 2008

A fascinante história real de um aventureiro português que se tornou um herói no Brasil colonial.

No final do século XIX, para fugir à perseguição aos judeus, o português Manuel Vicente da Anunciação parte para o Brasil, viajando clandestinamente num navio. Durante a viagem conhece Joaquim, também ele um português, e ficam amigos. Chegado ao Brasil compra um pedaço de terra para plantar algodão e criar gado e inicia a sua fortuna.
A história da sua vida no Brasil foi recheada de grandes aventuras, amores e desilusões. Apaixonou-se por uma índia, acabou por casar com uma portuguesa, e quase foi traído pelo próprio filho.
Manuel Vicente da Anunciação, ou o Capitão dos Índios, como ficou conhecido, constrói um império de riqueza incalculável em dinheiro e barras de ouro. Parte dessa fortuna foi enterrada, a outra parte foi depositada num banco.
Com a sua morte dá-se início a uma fascinante história que perdurará até aos nossos dias, correndo nos tribunais brasileiros e internacionais o processo de recuperação dos bens por parte dos descendentes. A saga de Manuel Vicente já foi motivo de várias reportagens na televisão portuguesa e está, neste momento, a ser adaptada para cinema, no Brasil.

O Capitão dos Índios

de Ana Lígia Lira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789895553396
Editor: Oficina do Livro
Data de Lançamento: fevereiro de 2008
Idioma: Português
Dimensões: 149 x 229 x 12 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 192
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789895553396
Ana Lígia Lira

Ana Lígia Lira nasceu em 1979 em São Paulo e é descendente de portugueses e índios. Formada em Paleografia, desenvolveu vários trabalhos de pesquisa no Centro de Antropologia da Universidade de São Paulo e foi directora executiva do Centro Brasileiro de Protecção ao Património Artístico e Cultural.
Dos seus trabalhos de investigação em aldeias indígenas resultaram os livros Eu vi um índio de jeans e celular e Sangue, suor e riqueza. As histórias ouvidas na infância motivaram-na a querer saber mais sobre os seus antepassados. Nasceu assim O Capitão dos Índios, a história apaixonante do seu tetravô Manuel Vicente da Anunciação.

(ver mais)