O Banqueiro dos Pobres
de Muhammad Yunus
Na primeira parte da obra são descritos os antecedentes que levaram o autor a desenvolver a ideia de um tipo de ajuda aos pobres, diferente da tradicional, questionando inclusivamente as instituições multilaterais (Banco Mundial, ONU e os seus departamentos), o seu tipo de ajuda, a ineficiência dos seus consultores e os seus grandes honorários.
Toda esta primeira parte é a autobiografia do percurso de Muhammad Yanus até à data em que começa a pôr em prática os fundamentos doutrinários que deram origem ao Banco Grameen.
A segunda parte é a “Fase Experimental” da implementação das ideias e ideais do autor. Nela Muhammad Yunus desenvolve princípios de emancipação da mulher (anti-tradicionais no Bangladesh) para a promoção e negociação dos empréstimos, partindo do princípio que quem mais sofre com a pobreza são as mulheres/mães, logo serão estas as mais interessadas no combate à pobreza e à fome dos seus filhos.
O autor explica ainda os termos de funcionamento dos sistemas de empréstimo, reembolso, juros a aplicar e as diferenças entre o seu banco e os bancos tradicionais.
A última parte do livro expõe a visão de Muhammad Yunus sobre a economia e demografia mundial, a pobreza e as formas de a atenuar. Adicionalmente faz uma prospectiva do que podem vir a ser experiências futuras do tipo do seu Banco, alargando o âmbito do processo de solidariedade mundial a criar em todos os países do mundo.
«Uma proposta interessante. A autobiografia de Muhammad Yunus, o economista que lançou a teoria de uma arma capaz de combater a pobreza com eficácia, o microcrédito. Yunus é o fundador do Banco Grameen, instituição que garante pequenos empréstimos às camadas mais pobres da sociedade do Bangladesh. Este livro conta como tudo começou: a constatação de uma realidade insuportável, a teorização de soluções e a concretização, com um simples empréstimo de 27 dólares, uma quantia irrisória apenas para uma parte do planeta. A ter em conta tanto por quem se interessa por questões económicas como por problemas sociais.»
Revista GQ
Propriedade | Descrição |
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ISBN: | 9789722905602 |
Editor: | Difel |
Data de Lançamento: | abril de 2002 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 150 x 230 x 30 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 420 |
Tipo de produto: | Livro |
Coleção: | Sociedade em Debate |
Classificação temática: | Livros em Português > Economia, Finanças e Contabilidade > Economia Livros em Português > Literatura > Biografias |
EAN: | 9789722905602 |
Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |